As experiências que a perfumaria nos trouxe neste longo período de isolamento
Pouca circulação, muito tempo nos ambientes fechados e proximidade praticamente nula com familiares e amigos, levam, primeiramente a uma experiência muito mais pele, muito mais para si mesmo que para o outro. As pessoas estão saindo menos e seus gostos individuais começaram a ressurgir. Os amantes da perfumaria estão usando aquelas fragrâncias que são mais marcantes para elas, de acordo com a inspiração e os sentimentos para os quais estão voltados os aromas do que com os momentos e eventos externos. Deixam de lado a situação de fragrância para o dia, fragrância para noite, para reunião, encontro romântico, festa, etc.
Pela possibilidade de experimentar, provar e vivenciar a experiência aromática acontece dentro de casa, mas de forma geral a busca é pelas fragrâncias que tem muito a ver com o íntimo elas e, muitas destas pessoas, passaram a usar aquelas fragrâncias diferenciadas e exclusivas, que tem um valor mais alto e eram guardadas para momentos mais especiais passaram a ser usadas no dia a dia pela ideia de “Quero viver hoje, quero aproveitar hoje, quero ter essa experiência porque mereço, porque isso me ajuda no sentimento, porque isso me ajuda na emoção, porque quero me sentir melhor, porque me ajuda a lembrar dos ótimos momentos de alegria, festa, viagens…”
Este é outro ponto importante: as fragrâncias estão servindo para conexão de duas coisas, lugares e memórias, ou seja, “Já que eu não posso viajar fisicamente, eu consigo reviver momentos e sentir, através das fragrâncias, os cheiros de lugares que visitei, de momentos que passei, lugares, pessoas…”
Essa conexão com as pessoas, pai, mãe, sua pessoa querida que não está próxima, pode ser percebida quando você sente o cheiro da fragrância dessa pessoa.
Se fizermos essa relação com a perfumaria de nicho, especificamente, tem uma conexão muito grande com a indulgência cada vez mais forte do “o que eu uso é para mim, o que eu decido é para mim, eu quero passar uma mensagem para o outro sim, mas é o “para mim” que importa, estou me valorizando, estou investindo mais, quero poder usar um perfume que vai reagir com a minha pele de forma diferente do que na pele de outro, e isto me torna único.
-“Algumas marcas da perfumaria de nicho que eu, Fabio Navarro, acho que tem muito a ver com conexão: em primeiro lugar, vem Bond N.°9, porque está muito ligada ao cheiro de Nova York. Um destino que o brasileiro gosta bastante, então tem essa conexão com o “Ah, eu quero sentir o cheiro de tal rua, quero sentir o cheiro de tal parque!” Quando faço minhas visitas à Neeche, me delicio nas lembranças de cada cantinho de Nova York. Chelsea, Soho, Chinatown, etc. Outra coisa super legal é a conexão com o Velho Mundo e aí eu falo bastante de Parfums de Marly, pois a casa traz a situação da união de temas que são super elegantes: a França, a Côrte de Luis XV; toda essa pompa e circunstância da corte perfumada, e também a conexão com os cavalos, a conexão com esse luxo já que cada fragrância é o nome de um cavalo. Desde que a perfumaria de nicho aterrisou oficialmente em solo nacional, o brasileiro tem olhado mais para Parfums de Marly também, mesmo aqueles que experimentam pela primeira vez e ainda não tem essa relação íntima com a marca estão se apaixonando pois traz a sofisticação da França e ao mesmo tempo a individualidade e “essa coisa” da força da natureza, da força do cavalo, da força que se busca nesse momento. E a terceira marca que eu gostaria de citar é Acqua di Parma, que por si só traz a luminosidade da Itália, essa relação com os cítricos, com o aberto, com o limpo, com o refrescante, com o Sol, com contato exterior, que a gente sente falta no momento.
Para o perfumista Fabio Navarro, têm alguns pilares importantes que eu acho que são bem-estar, luxo para você (mesmo dentro de casa) e a mudança de humor, ou seja, o que antes eu fazia para sair, que eu escolhia a roupa, etc, hoje eu consigo fazer isso com a fragrância, eu consigo escolher a fragrância que vai trazer o “mood” para mim, que sensação, que informação que ela vai trazer…é bem por aí.
Fabio Navarro – Latin America Business & Innovation Director at Parfum Exclusive, com mais de 20 anos de experiência na área da perfumaria vem conduzindo experiências e ensinado sobre o rico mundo da perfumaria de nicho todas as segundas-feiras às 18 horas no Instagram: @neechebr e @fabionavarro_perfume