Geração Z preza pela longevidade por meio do autocuidado
Beleza, saúde mental, sustentabilidade são temas que vêm ganhando mais destaque com a geração Z. A clínica Beauty Lounge vem readaptando o enfoque para incentivar o investimento em bem-estar e longevidade. Segundo Patrícia Fraga, empreendedora curitibana, o momento de pandemia também reforça a importância da manutenção dos cuidados com o corpo e a mente.
De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE e encomendada pela empresa química farmacêutica Bayer a respeito dos impactos da pandemia na rotina de cuidado dos brasileiros, cerca de 84% dos entrevistados buscam uma rotina de autocuidado. Esses hábitos envolvem rotina de exercícios, cuidado com a pele, saúde mental, entre outras práticas.
Promover esse cuidado, que vai além da preocupação com a estética é o objetivo do reposicionamento da Beauty Lounge, que está focada principalmente no compromisso com a saúde e o bem estar. Um exemplo dessa conduta foi a incorporação do programa ‘Afine-se’, que promove o emagrecimento integrativo de alta performance, aos serviços oferecidos pela Clínica. Por meio de uma metodologia baseada em estratégias que visam criar um processo de autoconhecimento, o programa tem como objetivo levar as pessoas a desenvolverem um novo e saudável padrão de comportamento, de forma sustentável e duradoura.
A Worth Global Style Network (WGSN), empresa que prevê tendências, lançou um relatório que aponta seis pontos para entender a relação do mercado da beleza com a Geração Z. Além da busca por sustentabilidade e inclusão também é ressaltada a relevância que a vaidade e o autocuidado ganharam para essa geração.
“Procedimentos e práticas que sempre estiveram associados a questões estéticas começaram a ganhar um outro panorama, as pessoas têm entendido que o autocuidado está diretamente relacionado à saúde”, afirma Patrícia. Esse entendimento também é percebido na pesquisa realizada pelo IBOPE. Cerca de 31% dos entrevistados entendem que o cuidado pessoal está associado a melhora do sistema imunológico, e 21% entende como essencial para a promoção de bem-estar.
Os tratamentos disponibilizados pela clínica têm como meta, principalmente, a melhoria da qualidade de vida por meio do investimento em procedimentos que beneficiem a saúde física. “Mesmo influenciando diretamente nos aspectos estéticos, os benefícios dos tratamentos faciais e corporais vão muito além da aparência, pois tem impactos diretos na saúde, tanto física quanto mental”, explica Patrícia.