Alunos de Piracicaba criam tecnologia para monitorar idosos e alertar cuidadores

Projeto Proximus é semifinalista do Solve for Tomorrow Brasil 2025 com inovação que une tecnologia e cuidado humano

Um grupo de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP), está entre os semifinalistas do Solve for Tomorrow Brasil 2025 com um projeto inovador para monitorar idosos e notificar seus cuidadores em situações de emergência. A informação é da assessoria de imprensa da iniciativa.

O projeto, batizado de Proximus, foi desenvolvido por quatro alunos que criaram um protótipo capaz de detectar quedas e outros acidentes domésticos, enviando alertas via Telegram para familiares ou responsáveis. A proposta surgiu a partir da experiência pessoal de um dos estudantes, que mencionou a necessidade de cuidar da avó que requer assistência constante.

Segundo o professor orientador Marcos Anibal da Cunha, “a comunicação com o público idoso já é mais difícil e, caso haja algum problema, pode haver dificuldade em informar alguém próximo, agravando seu estado de saúde no decorrer do tempo. O projeto oferece esse cuidado mais próximo, principalmente para quem não tem a assistência de um cuidador 24 horas por dia”.

O sistema utiliza sensores de batimento cardíaco integrados a um giroscópio, que enviam dados a um microcontrolador conectado à rede Wi-Fi. A equipe está desenvolvendo um vestível, inicialmente no formato de um colete, para integrar esses componentes e permitir o monitoramento contínuo do estado de saúde do usuário.

O professor destaca que o maior desafio tem sido a criação da parte física do dispositivo, que está sendo feita do zero. “Os materiais para o desenvolvimento do colete estão sendo coletados pelo grupo para realizar os primeiros testes, enquanto eles realizam as mentorias junto à equipe do Solve for Tomorrow Brasil”, explica. Ele também ressalta a importância das mentorias para o aprimoramento do projeto: “São feitos questionamentos e discutidas novas ideias que nos dão abertura para aprofundar nossa pesquisa”.

Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, elogia a iniciativa: “Dispositivos vestíveis são, por natureza, tecnologias avançadas. E criar um modelo pensando nesse público específico, que vai além dos vestíveis desenvolvidos para práticas esportivas, mostra o olhar atento e estratégico desses jovens alunos para um público que demanda acolhimento diário e cuidados especiais”.

Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, reforça o impacto social do projeto: “Esse projeto é um exemplo inspirador de como a abordagem STEM e o trabalho por projetos podem gerar soluções reais e com impacto social. A equipe identificou um problema sensível e usou conhecimento técnico e criatividade para construir uma resposta tecnológica centrada no cuidado humano”.

Para o professor Marcos, a participação no Solve for Tomorrow tem sido fundamental para engajar os alunos em pesquisa e desenvolvimento, além de fortalecer o trabalho em equipe e a autoconfiança dos estudantes. “Eles acreditam no que estão desenvolvendo e encarando a responsabilidade que vem com esse reconhecimento”, conclui.

O Projeto Proximus é um exemplo de como jovens podem usar a tecnologia para criar soluções que promovem o cuidado e a qualidade de vida, especialmente para a população idosa, unindo inovação e empatia.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 55 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar