Formação científica para professores: avanço no PL sobre autismo no Congresso
Projeto aprovado na Câmara promove capacitação baseada em evidências para inclusão de estudantes com TEA
A educação inclusiva ganha um importante reforço com a aprovação do Projeto de Lei 2163/2025 pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O PL estabelece diretrizes para a formação continuada de professores da rede pública, com foco em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas, especialmente voltadas ao atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De autoria do deputado Diego Garcia, o projeto representa um avanço significativo ao garantir que a capacitação dos professores que atuam na inclusão seja efetiva, mensurável e fundamentada na ciência. Essa abordagem busca assegurar que os educadores estejam preparados para atender às necessidades específicas dos alunos com TEA, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e eficiente.
Após a aprovação na Comissão de Educação, o PL segue agora para análise na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, onde continuará sua tramitação para que possa ser implementado em todo o país.
Para aprofundar a discussão sobre o tema, a psicopedagoga e especialista em distúrbios do desenvolvimento Luciana Brites, CEO do Instituto NeuroSaber, destaca a importância de uma formação baseada em evidências científicas. Com experiência como palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, Luciana reforça que a capacitação adequada dos professores é fundamental para garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes.
Este avanço legislativo reforça o compromisso com uma educação inclusiva que respeita as diferenças e promove o desenvolvimento integral dos alunos com TEA. A formação continuada, fundamentada em dados científicos, é um passo essencial para transformar a realidade das salas de aula e garantir que todos tenham acesso a um ensino de excelência.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Agência Drumond.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA