Curtas do Rio, Pernambuco e Paraná brilham na 8ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário
Festival gratuito em Curitiba destaca produções universitárias premiadas com o Troféu Passagem
A 8ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro foi realizada em setembro na Cinemateca de Curitiba, reunindo mais de 40 curtas-metragens produzidos por estudantes de diversas regiões do país. O evento, que contou com exibições gratuitas, destacou a diversidade e o talento do cinema universitário brasileiro, premiando produções dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná com o cobiçado “Troféu Passagem”.
Segundo dados da assessoria de imprensa, o festival contou com filmes selecionados de instituições de ensino superior de vários estados, incluindo Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. A curadoria foi realizada por profissionais experientes, como Gabriel Borges, Iury Peres Malucelli e Vitória Liz, que garantiram uma seleção de qualidade para a Mostra Competitiva.
Entre os 23 curtas concorrentes, os vencedores do Troféu Passagem foram “Melancolya Canibal”, de Henrique Domingues (Unespar – Paraná); “Castelos de Areia”, de Giulia Zamprogno (UFF – Rio de Janeiro); e “Quadrados”, de João Pedro Costa (UFPR – Pernambuco). Além disso, o curta “Viagem no Tempo” (UFPel – Rio Grande do Sul) recebeu Menção Honrosa do Júri da Crítica, enquanto “Feiúra Comovente” (AIC – São Paulo) conquistou o Troféu Passagem pelo Prêmio do Júri da Crítica.
O festival também promoveu o Metrô Lab, um laboratório de consultoria para produções selecionadas previamente. Nesta categoria, “Pisa”, de Lucas Marçal Bezerra, recebeu Menção Honrosa, e “Dilúvia”, de Sofia Werlang e Maria Valle, foi premiado com o Troféu Passagem. O júri do laboratório contou com nomes como Adriel Nizer, Julia Vidal e Vanessa Vieira, reforçando o compromisso do festival com a formação e o aprimoramento dos jovens cineastas.
Realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso, o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro reafirma seu papel como importante espaço de valorização do cinema feito por estudantes, promovendo o acesso gratuito à cultura e incentivando a produção audiovisual nacional.
Para quem aprecia cinema e cultura, o festival é uma oportunidade única de conhecer novas vozes e perspectivas do audiovisual brasileiro, celebrando a criatividade e o empenho dos futuros profissionais do setor. A programação gratuita na Cinemateca de Curitiba reforça o compromisso do evento com a democratização do acesso à arte e ao conhecimento.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA