Instituto Ethos elege pela primeira vez duas mulheres para liderar Conselho Deliberativo
Andréa Álvares e Daniela de Fiori assumem presidência e vice-presidência, reforçando diversidade e equidade de gênero
O Instituto Ethos, referência em responsabilidade social e sustentabilidade no Brasil, elegeu pela primeira vez duas mulheres para presidir seu Conselho Deliberativo. Andréa Álvares assume a presidência e Daniela de Fiori a vice-presidência, em um mandato que vai de 2025 a 2028. Essa composição inédita reforça o compromisso do Instituto com a diversidade e a equidade de gênero em sua governança, já que o Conselho é formado por 13 membros, sendo oito mulheres.
A eleição dessas líderes experientes fortalece o propósito do Ethos de mobilizar e sensibilizar empresas para uma gestão socialmente responsável. Com mais de três décadas de atuação profissional, Andréa e Daniela trazem uma sólida bagagem nas áreas de sustentabilidade, equidade e governança, ampliando a capacidade do Conselho de influenciar práticas empresariais mais justas e responsáveis.
Andréa Álvares, que já presidia o Conselho desde 2023, vê essa nova fase como uma evolução natural para o Instituto. “O Ethos sempre esteve na vanguarda e protagonismo dos debates sobre ética, justiça e governança. Avançamos muito ao longo das últimas décadas, mas seguimos buscando ampliar ainda mais a nossa relevância para as associadas e a sociedade. Daniela e eu também assumimos o compromisso de mensurar os avanços para que o Ethos cumpra sua missão com um olhar integrado sobre toda a sua proposta de valor, contribuindo para uma sociedade mais ética, justa e sustentável”, afirma.
Para Daniela de Fiori, o Ethos desempenha um papel estratégico ao articular diferentes setores em torno da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável. “Neste novo ciclo, queremos fortalecer ainda mais a escuta ativa e o diálogo qualificado entre sociedade civil, empresas e poder público, que são pilares essenciais para promover mudanças estruturais e construir um Brasil mais justo”, destaca a vice-presidente.
Andréa Álvares tem uma carreira consolidada em grandes empresas de bens de consumo, como Natura, Pepsico e P&G, com destaque para inovação, sustentabilidade e liderança. Daniela de Fiori é diretora de Relações Corporativas da DIAGEO para a América Latina e Caribe, com foco em comunicação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, além de reputação corporativa. Ela também é fundadora do Movimento Mulheres 360 e foi finalista do Prêmio Cláudia na categoria Mulheres de Negócio.
O Instituto Ethos, fundado em 1998, é pioneiro na mobilização de empresas para uma atuação ética e responsável. Com mais de 460 associadas, atua em temas como direitos humanos, meio ambiente, clima, integridade e combate à corrupção, sempre promovendo uma governança inclusiva e sustentável.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Instituto Ethos.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA