Escritora descobre autismo ao criar fanfic inspirada no BTS e transforma história em livro

“Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park” traz representatividade e emociona leitores com protagonista autista

Com quase 4 milhões de visualizações no Wattpad, a fanfic “Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park” conquistou milhares de leitores e se tornou um livro publicado pela Editora Violeta, maior editora de fanfics do Brasil. A obra, escrita por Gabrielle Mariano, não só emocionou o público, como também revelou uma descoberta pessoal importante para a autora: o diagnóstico de autismo.

Gabrielle, que iniciou sua carreira como escritora de fanfics por hobby, conta que a escrita da história foi um processo de autoconhecimento. “Foi uma mistura de sentimentos. Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park foi muito importante para mim, porque foram três anos de escrita e ela me acompanhou nessa jornada de descoberta. E, quando o diagnóstico chegou, me senti aliviada por finalmente entender o motivo das minhas necessidades, da minha rigidez com rotinas e da minha dificuldade pra me manter relacionamentos, mas também veio um sentimento de impotência, porque eu tinha medo de que ninguém teria paciência para lidar comigo e meu futuro seria solitário”, relata.

A trama acompanha Samuel Bertini, um adolescente melancólico que enfrenta desafios pessoais e um relacionamento difícil com a mãe. Sua vida muda ao conhecer Benjamin Park, seu vizinho autista de ascendência sul-coreana, que compartilha com ele o amor por músicas antigas, cores suaves e o sorvete sabor Blue Ice. A amizade entre eles é marcada por descobertas, aceitação e a valorização das diferenças.

Gabrielle destaca ainda as semelhanças entre ela e Benjamin: “Eu compartilho a paixão dele pelas cores suaves, pelas músicas dos anos 80 e 90 e pelo sorvete de blue ice. Eu compartilho com ele os stims, a rigidez cognitiva, a ecolalia e a vontade de permanecer em silêncio absoluto, encolhida na cama, quando o dia foi pesado demais e eu precisei lidar com muitas situações estressantes (o que, na minha profissão, é muito comum). Mas eu também compartilho com ele uma vontade constante de ser otimista, de sempre aprender mais e de me esforçar para dar meu melhor em tudo que escolho fazer na vida.”

A obra, que tem mais de 600 páginas, já vendeu mais de 6 mil exemplares em duas edições e é um marco de representatividade para escritores autistas, além de agradar fãs do BTS, grupo que inspirou a fanfic. Gabrielle Mariano, nascida em 1999, é enfermeira e divide seu tempo entre plantões, escrita e seus seguidores, além de cuidar de seus animais de estimação. “Dezessete Mil Sentidos para Benjamin Park” é seu primeiro livro publicado, seguido por outras duas obras lançadas pela mesma editora.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa, destacando a importância da literatura como ferramenta de autoconhecimento e inclusão, especialmente para mulheres autistas que buscam representatividade e voz no universo literário.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 68 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar