5 práticas essenciais para transformar a saúde mental no ambiente corporativo

Estratégias para promover bem-estar e qualidade de vida no trabalho, segundo especialista

O:
Dados recentes da assessoria de imprensa destacam um cenário preocupante: índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente desde a pandemia de COVID-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), depressão e ansiedade custam mais de US$ 1 trilhão por ano à economia global devido à perda de produtividade. No Brasil, a síndrome de burnout já atinge cerca de 30% dos trabalhadores, conforme a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Diante desse contexto, promover o bem-estar mental dos colaboradores tornou-se fundamental para empresas que desejam ambientes mais saudáveis e produtivos. Denise Paludetto, diretora de Pessoas e Cultura da Omni&Co, compartilhou cinco práticas que podem transformar a saúde mental no ambiente corporativo:

1. Apoio psicológico, terapia e saúde integral
Investir em planos de saúde, check-ups, acompanhamento psicológico e psiquiátrico, além de promover palestras sobre autocuidado, são medidas que contribuem para o bem-estar integral dos colaboradores.

2. Flexibilidade, equilíbrio e gestão de estresse
Horários flexíveis, modelos híbridos ou remotos e políticas de desconexão ajudam a equilibrar vida pessoal e profissional. Espaços de descompressão e momentos de pausa também são essenciais. “Aqui na Omni&Co, por exemplo, temos sistemas para inibir que os colaboradores acessem ferramentas de trabalho fora do horário de trabalho e/ou em momentos de folga, férias, afastamentos médicos ou licenças”, relata Denise.

3. Escuta segura
Treinar líderes para uma gestão humanizada, abrir canais confidenciais de escuta e fomentar grupos de apoio e rodas de conversa são práticas que fortalecem o ambiente de confiança.

4. Qualidade de vida
Apoiar a atividade física, seja por meio de convênios com academias ou iniciativas internas, faz diferença. Um exemplo é o grupo de corrida, que promove integração, bem-estar e qualidade de vida, incentivando treinos coletivos com assessoria especializada e patrocínio a provas. “Nosso grupo iniciou com apenas sete pessoas e hoje já são 30 corredores, alguns deles, inclusive, estão tendo sua primeira experiência com alguma atividade física. Aqui, é permitido incluir o conjugue no grupo, então fica ainda mais legal para quem corre em família e compartilha a prática”, destaca.

5. Ambiente de trabalho saudável
Fomentar ambientes seguros e respeitosos, com políticas rigorosas contra assédio e discriminação, promoção da diversidade e inclusão, além de uma cultura de reconhecimento constante, são prioridades. “Temos internamente um programa chamado Omni Para Todas as Pessoas, que tem como missão criar um ambiente inclusivo e humanizado, onde pessoas de diferentes origens, identidades e perspectivas possam se sentir valorizadas, respeitadas e capacitadas”, conclui.

Essas práticas, segundo a assessoria de imprensa, são fundamentais para transformar a saúde mental e promover um ambiente corporativo mais saudável e acolhedor.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 55 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar