Obra em homenagem a Maria Aragão, símbolo da luta pela igualdade social no Maranhão, é doada à ONG
Mempodera recebeu uma doação do artista Wanderson Viana Fernandes, que homenageia figuras históricas femininas que superaram desafios, levando inspiração às crianças e jovens atendidos pela organização no Maranhão
O artista maranhense Wanderson Viana Fernandes realizou a doação de um quadro para a Mempodera, organização social que oferece atividades de Wrestling e inglês para crianças e adolescentes de forma gratuita no Maranhão. A obra doada homenageia Maria Aragão, mulher preta que superou a pobreza e o preconceito, formou-se em Medicina e destacou-se na luta pela igualdade social e na defesa dos direitos das mulheres, nas décadas de 1950 e 1960. Militante do Partido Comunista, ela liderou iniciativas no Maranhão, deixando um legado de força e empoderamento feminino.
Segundo o artista, “retratar essas figuras é uma forma de motivar os participantes da organização a perseverarem em seus ideais, moldando suas trajetórias. Quis contribuir com a Mempodera ao conhecer o trabalho sério que está sendo realizado em prol das mulheres no Maranhão. Fiquei encantado com as atividades, a conscientização e, principalmente, com a parceria familiar que existe entre as comunidades e a organização”, destaca Wanderson.
Com uma trajetória marcada por exposições e pela comercialização de suas obras, Wanderson é um defensor do impacto transformador da arte na sociedade. Para ele, “quanto mais conhecimentos em áreas como a arte visual e plástica, maior é o crescimento do indivíduo. Isso contribui para um pensamento construtivo e um melhor convívio social, influenciando positivamente os vizinhos, o bairro e a cidade. Cada criança, jovem e adulto precisa dessa experiência para um desenvolvimento saudável e para melhor direcionar seus esforços em prol da sociedade”.
Wanderson é um pintor e luthier autodidata (pessoa que fabrica, ajusta, restaura ou personaliza instrumentos musicais, especialmente de cordas, sem ter recebido formação formal ou tradicional na área) de Bacabal (MA). Seu talento artístico começou a se manifestar nos concursos escolares, onde criava desenhos a carvão. Com o tempo, ele refinou sua técnica e passou a se dedicar à pintura a óleo sobre tela, explorando principalmente temáticas religiosas.
Atuação no Maranhão
Atendendo mais de 200 crianças e adolescentes, a Mempodera tem ampliado as possibilidades de inspiração e transformação nas comunidades atendidas. Segundo Lídia Silva, gerente geral da organização, “a Mempodera tem imenso orgulho de ter sido agraciada com este presente que é a cara de nosso objetivo principal com as crianças. Esta obra de arte, que representa a máxima que a Mempodera pretende afirmar, será a peça principal em nossa sede que está sendo preparada para aumentar ainda mais a oportunidade de crianças e jovens, conhecerem as oportunidades de serem o que quiserem e esperamos que nossos esforços façam diferença no futuro de todas as nossas crianças”.
Atualmente, a Mempodera atua em dois núcleos no Maranhão: o União dos Moradores da Maiobinha (UNIMMA), em São José do Ribamar, e o União de Moradores do Bairro Alegria Maracanã (UMBAM).
Sobre a Mempodera
A Mempodera é uma organização que oferece atividades de Wrestling e inglês introdutório ao esporte para crianças e adolescentes de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2018 com apoio do Ministério do esporte através da Lei de Incentivo Federal. O projeto promove a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em Cubatão, Itariri e Pedro de Toledo (SP) e São Luís (MA), mais de 750 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Mais informações em www.mempodera.com.