Reciclus capacita 400 professores por meio do programa Penso, Logo Destino, em municípios de Santa Catarina
Já foram distribuídas 30 mil cartilhas de educação ambiental para alunos catarinenses
A Reciclus, entidade gestora responsável pela logística reversa de lâmpadas residenciais com mercúrio no Brasil, em parceria com o Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizou uma série de capacitações com cerca de 400 professores catarinenses nos municípios de Antônio Carlos, Maracajá, Urussanga, Cunha Porã, Iporã do Oeste e Monte Castelo.
Além disso, somente neste ano, a Reciclus já distribuiu 30 mil cartilhas de educação ambiental para os alunos das escolas dos municípios que aderiram ao programa do IMA em Santa Catarina.
O objetivo é incentivar e facilitar a aplicação transversal de conteúdos de educação ambiental nas escolas catarinenses, com foco especial em conteúdos relacionados à segregação e destinação de lâmpadas pós-consumo.
“Vemos que é possível fazer a mudança de comportamento por meio da continuidade, da sustentação e da mudança de paradigma. Assim, se tivermos os professores engajados com a saúde e a informação, juntamente com os alunos, conseguimos capilarização para fazer o combate ao desconhecimento da realidade – que é o atual diagnóstico dos municípios e dos cidadãos. Assim, oferecemos as informações e damos os endereços dos Pontos de Entrega para que se faça o encaminhamento correto. A base da capilarização está em fornecer informações para os multiplicadores e os alunos alcançando as mudanças em seus locais”, reforçou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.
Sob a coordenação do professor Samuel Cunha, a Reciclus preparou um material didático direcionado especificamente para os educadores. Como parte de uma ação promovida pelo PLD foi apresentado e debatido um material de apoio às equipes pedagógicas para o desenvolvimento da educação ambiental diretamente com os professores.
Para o Prof. Samuel Cunha, o aprendizado transmitido nas escolas é refletido para as suas famílias, que por sua vez induzem boas práticas para toda a comunidade. “ Participar deste ciclo de palestras de capacitação foi uma grande oportunidade para levar educação ambiental para escolas do interior de Santa Catarina. Além das ações que já são feitas neste município, tenho certeza que teremos um engajamento ainda maior depois da capacitação”.
Sobre o Programa
O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 149 municípios catarinenses.
O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.
O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.