Alimentos úmidos para cães e gatos: quais os benefícios?

Os alimentos úmidos podem ser oferecidos como petisco e são também uma ótima alternativa para os pets com paladar exigente

A oferta de alimentos úmidos para cães e gatos, em combinação com o alimento seco, pode proporcionar ainda mais saúde e bem-estar ao pet, além de enriquecer os momentos de interação e ser uma medida cada vez mais recomendada pelos médicos-veterinários.

 

“O alimento úmido proporciona diversos benefícios para os pets, desde que o tutor escolha um produto de alta qualidade e ofereça na quantidade correta para manter o equilíbrio nutricional”, afirma Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

 

Flavio destaca ainda que, para manter a dieta balanceada, o tutor deve levar em conta a recomendação da embalagem e a indicação feita pelo médico-veterinário. O profissional poderá auxiliar na prescrição do alimento que melhor atenderá as necessidades do cão ou gato, compondo uma dieta equilibrada em nutrientes, energia e texturas, contribuindo para uma vida mais longa e saudável.

 

Benefícios do alimento úmido para cães e gatos

· Agrado ou recompensa – O alimento úmido pode ser oferecido para agradar e enriquecer os momentos de interação com o pet, seja por ter feito algo certo, como parte do aprendizado, ou como um gesto de carinho.

· Estímulo para o apetite – Uma das principais características do alimento úmido é a alta palatabilidade, o que o torna muito atraente para os pets. É uma excelente opção para animais com apetite caprichoso ou em fase de transição alimentar. Sua textura macia também facilita a mastigação.

· Rico em nutrientes – O alimento úmido é rico em proteínas e vitaminas, e por apresentar maior quantidade de água, a concentração de energia é menor que a do alimento seco. Assim, o alimento úmido pode ser uma boa alternativa de petisco nutritivo e de baixa caloria.

Segundo Flavio, é importante sempre optar por alimentos específicos para a espécie, feitos com ingredientes de alta qualidade. “A recomendação é escolher produtos saudáveis, com nutrientes em quantidades ideais e que ofereçam benefícios à saúde do pet”, conclui.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar