Mito ou verdade: 15 fatos – que parecem óbvios, mas não são, que você não sabia sobre lentes de contato

 

Mesmo já sendo uma realidade e cada vez mais presente na rotina das pessoas, o uso de lentes de contato ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Como já se sabe, as lentes são um tipo de correção visual usado como uma alternativa aos óculos de grau e que oferecem muita praticidade, liberdade e conforto para quem as usa, especialmente em situações de movimento como a prática de esportes. Ainda vistas com um pouco de incerteza pelas pessoas, as lentes de contato podem facilitar e muito a rotina e o dia a dia, mas muitas vezes deixam de ser consideradas como opção por medo ou por falta de informações suficientes. E foi pensando nisso que a Dra Débora Espada Sivuchin, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision esclarece abaixo alguns mitos e verdades a respeito do uso desse item.

Confira:

  • É verdade que eu enxergo melhor usando óculos ao invés de lentes, por que elas não pegam toda a superfície dos olhos enquanto os óculos tem cobertura completa?

Não, esta afirmação é um mito. As lentes de contato podem corrigir tão bem a visão quanto lentes de óculos, pois as lentes de contato gelatinosas cobrem a córnea e portanto, todo o eixo visual (caminho que a luz percorre para enxergarmos). Além do que, as lentes de contato podem oferecer até mesmo um campo visual mais amplo do que as lentes de óculos, muitas vezes.

  • Se eu dormir com as minhas lentes de contato, eu posso ficar cego?

Mito. Algumas lentes de contato possuem inclusive liberação de órgãos regulatórios, como a ANVISA, para que possam ser utilizadas de forma estendida, durante o dia e durante a noite. Porém, caso esta seja uma opção, o médico oftalmologista deve ser consultado, para avaliar as condições oculares e o modelo da lente a ser adaptada. Existem alguns cuidados especiais que precisam ser tomados e apenas o médico oftalmologista pode realizar orientar o uso estendido das lentes.

  • Caso não tenha disponível a solução para limpeza das lentes de contato, a água tem o mesmo efeito?

Este é um mito que pode comprometer a saúde ocular dos usuários de lentes de contato. As lentes de contato só devem ser higienizadas e conservadas na solução multipropósito adequada para aquele material com o qual a lente é fabricada. Lente de contato e água não combinam. A água pode conter microorganismos que causam graves infecções oculares.

  • Posso compartilhar minhas lentes de contato com outra pessoa que tem o mesmo grau que o meu?

Nunca. As lentes de contato são de uso individual, cada pessoa deve ter as suas próprias lentes. Compartilhar lentes de contato pode transmitir infecções oculares.

  • É verdade que as lentes de contato podem ficar perdidas dentro do meu olho, inclusive indo para a parte de trás?

Mito. A parte mais externa dos olhos é vedada por uma estrutura chamada conjuntiva, que sela a parte de trás dos olhos, não permitindo que as lentes cheguem nessa região.

  • Qualquer pessoa pode usar lentes de contato, independente de qual seja o grau?

Atualmente existem lentes de contato adequadas para todos os erros refracionais (graus), porém para saber se alguma pessoa é um bom candidato ao uso de lentes de contato, deve-se consultar um médico oftalmologista, que é o profissional apto a avaliar a saúde ocular e as necessidades de cada paciente, e se for o caso, de escolher a lente mais adequada para cada paciente.

  • Se eu esquecer de tirar a lente de contato na parte da noite e no dia seguinte colocar outra em cima, eu posso ficar cego?

Não se deve colocar uma lente de contato sobre outra. As lentes de contato gelatinosas modernas permitem a passagem de oxigênio através do seu material para nutrir a córnea, uma estrutura nobre dos nossos olhos. Quando colocamos uma lente sobre a outra, podemos impedir que esta passagem de oxigênio ocorra adequadamente e comprometer a saúde ocular, e em casos mais graves, pode comprometer inclusive a visão do paciente.

  • Se o prazo de uso das minhas lentes passou, eu posso continuar usando elas ou se usar eu posso ficar com problemas de visão?

Devemos sempre respeitar o prazo de validade de cada lente, conforme estabelecido pelo fabricante. Usar lentes que já deveriam ter sido descartadas faz com que elas percam a sua segurança, gerando inclusive problemas visuais.

As lentes de contato podem piorar o meu problema de visão?

Não. As lentes de contato ou as lentes de óculos apenas corrigem a visão de que as usa. Estas lentes não agravam qualquer erro refrativo (grau). Para garantir que qualquer tipo de lente não leve a nenhum malefício aos seus olhos, procure sempre a orientação de um médico oftalmologista.

Se entrar na piscina de lente e abrir o olho embaixo da água, eu corro o risco só de perder a lente ou pode machucar o olho de algum jeito?

Além de correr o risco de perder as lentes, há também o risco de se adquirir uma grave infecção ocular. Lentes de contato e água não combinam. A água de piscina, de rios, de lagos e até mesmo de torneiras ou filtros não devem entrar em contato com as lentes de contato, pois pode levar a infecções oculares.

Se ficar com a lente durante vários dias sem tirar o que que pode acontecer?

O ideal é se retirar as lentes para dormir e apenas utilizá-las durante o período proposto pelo fabricante. Manter as lentes de contato nos olhos além do período orientado, sem retirá-las durante vários dias, pode comprometer a sua saúde ocular por uma má oxigenação da córnea. Sempre procure orientações de um médico oftalmologista quando surigir qualquer dúvida sobre seus olhos e sobre lentes de contato.
É verdade que durante o uso de telas, como celulares e computador, o óculos protege melhor que as lentes de contato?

Nossos olhos podem ficar cansados e ressecados diante  do uso de telas digitais. Algumas tecnologias, tanto em lentes de óculos quanto em lentes de contato, podem auxiliar a evitar este cansaço e ressecamento. Atualmente no mercado de lentes de contato, há tecnologias capazes de proteger nossos olhos do excesso de luz azul nociva, como a tecnologia Transitions. Ou proteger nossos olhos contra o ressecamento, como a tecnologia Hydraluxe. Converse sempre com seu médico oftalmologista sobre a melhor lente de contato para as suas atividades e opte sempre por lentes de contato modernas e tecnológicas.
Se crianças e adolescentes fizerem o uso de lentes de contato, podem ter o grau piorado?

Não. As lentes de contato ou as lentes de óculos apenas corrigem a visão de que as usa. Estas lentes não agravam qualquer erro refrativo (grau) de crianças, adolescentes ou adultos. Para garantir que qualquer tipo de lente não leve a nenhum malefício aos seus olhos, procure sepre a orientação de um médico oftalmologista.

  • É verdade que se eu estiver fora de casa e precisar tirar a lente para arrumar ela melhor no olho, posso lubrificar elas com a saliva?

Este é um mito que pode comprometer a saúde ocular dos usuários de lentes de contato. As lentes de contato só devem ser higienizadas e conservadas na solução multipropósito adequada para aquele material com o qual a lente é fabricada. A saliva é contaminada e pode conter microorganismos que causam graves infecções oculares.

  • Se eu faço uso apenas de lentes de contato e o meu olho está com algum tipo de irritação, posso colocar as lentes mesmo assim e pingar um colírio por cima?

Não, caso o olho apresente qualquer tipo de irritação ocular, deve-se interromper o uso de lentes de contato e procurar um médico oftalmologista para que possa avaliar o que está acontecendo com seus olhos. Existem várias causas de irritação ocular e o médico oftalmologista é o profissional adequado para avaliar e tratar estas causas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar