Óleos essenciais: O poder das gotinhas para insônia

Veja quais são os melhores óleos e como usa-los para dormir melhor 

Você também é daquelas pessoas que lutam para pegar no sono e lutam mais ainda para permanecer dormindo? Se sim, os óleos essenciais podem ser uma ótima alternativa para sua insônia.

“Alguns óleos essenciais possuem aroma que podem ter efeito calmante. Dessa forma, quando você cheira certas fragrâncias, seus receptores olfativos enviam sinais calmantes ao cérebro, que ajudam a preparar o corpo para um sono calmo e reparador” explica a espiritualista da Plataforma iQuilibrio e especialista em terapia holística, Juliana Viveiros.

No entanto, importante lembrar que muitos óleos essenciais são adaptógenos. Ou seja, significa que se adaptam às pessoas de maneira diferente. Por isso, a especialista sugere que você experimente o óleo essencial para insônia por alguns dias e observe como seu corpo reage.

Para entender melhor, Viveiros separou algumas dicas: Confira!

Manjerona
A fragrância da manjerona doce é conhecida por suas qualidades calmantes e é recomendada para insônia. Ou seja, se o seu cérebro estiver relaxado e calmo, terá mais condições de preparar o corpo para uma boa noite de sono.

Bergamota
A bergamota é uma fruta cítrica, mas ao contrário de outros óleos cítricos que são conhecidos por serem estimulantes, a bergamota tem um efeito calmante. De acordo com estudos recentes, o óleo essencial de bergamota induz mudanças fisiológicas, como a redução da frequência cardíaca e da pressão arterial que precedem o sono.
Entretanto, cuidado, pois o óleo de bergamota é conhecido por manchar a pele. Quando aplicar, evite tomar sol.

Sálvia Esclareia
O óleo essencial de sálvia esclareia é conhecido por seus efeitos antidepressivos. Dessa forma, pode ser considerado um sedativo natural, pois demonstrou reduzir os níveis do hormônio cortisol, frequentemente associado ao estresse.

Valeriana
O ácido valérico no óleo de valeriana é conhecido por inibir a quebra do neurotransmissor GABA, que induz o sono. Sendo assim, funciona como um remédio ansiolítico, promovendo o sono profundo.

Sândalo
O aroma amadeirado e terroso do sândalo é eficaz no alívio do estresse e da ansiedade. De acordo com pesquisas recentes, o óleo essencial de sândalo pode ter um efeito sedativo.

Hortelã pimenta
A natureza anti-inflamatória do óleo essencial de hortelã pimenta ajuda a limpar as vias respiratórias e reduz o ronco e os sintomas da apneia do sono

Há diversas maneiras de usar óleos essenciais.
•    Esfregue algumas gotas em certas partes do corpo, como peito, pulso, pescoço, testa, mãos ou pés;
•    Velas de aromaterapia, que contêm cera com óleos essenciais;
•    Despeje algumas gotas em um difusor de ar. Dessa forma o aroma irá se espalhar pelo ambiente;
•    Coloque algumas gotas de óleo essencial para insônia nas mãos e as esfregue. Em seguida, com as mãos em forma de concha, leve até próximo ao rosto e aspire;
•    Adicione óleos essenciais à água e borrife no quarto ou no travesseiro;
•    Misture algumas gotas de óleo essencial para insônia em algum sal de banho neutro e tome um banho morno antes de dormir;
•    Adicione os óleos essenciais a uma panela com água fervente e inale o vapor que sai dela. Você pode colocar uma toalha por cima da cabeça para concentrar melhor os vapores aromáticos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar