1° Fórum de Imunoterapia
Objetivo é abordar as barreiras de acesso e os desafios para incorporação da tecnologia no SUS.
O Oncoguia, instituto voltado para a qualidade de vida do paciente com câncer, promove no dia 29 de novembro, a primeira edição do Fórum de Imunoterapia, com o objetivo de abordar o acesso ao tratamento, a tecnologia e o custo versus a efetividade do tratamento. Outro ponto abordado serão as prioridades e direitos do paciente com câncer, cujo médico definiu imunoterapia como opção de tratamento.
A imunoterapia estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com medicamentos que modificam a resposta imunológica e nos últimos anos, tem pautado muitas discussões no mundo do câncer.
Os palestrantes convidados são: Elizabeth De Carvalhaes, presidente-executiva da Interfama (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa); Luciana Holtz, fundadora e presidente do Oncoguia; Rafael Luís Moura Lima do Carmo, médico oncologista do Grupo SOnHe; Rodrigo Munhoz, Oncologista do Hospital Sírio Libanês e membro do comitê científico do Oncoguia e Tiago Farina Matos, consultor estratégico de advocacy do Oncoguia.
O evento será apresentado pela jornalista especializada em saúde, Natália Cuminale, com apoio do portal Futuro da Saúde.
Na programação serão abordados desde a perspectiva histórica do tratamento, até as barreiras regulatórias para o acesso a essa nova tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) e como torná-la acessível. Ao final do dia, haverá uma mesa redonda com todos os convidados que debaterá “Como viabilizar a imunoterapia para os brasileiros?”.
O 1° Fórum de Imunoterapia, promovido pelo Oncoguia, acontecerá no dia 29 de novembro de 2021, das 18h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando o site: https://oncoguiaeventos.org.br/inscricoes/