Desapega menina!
Nosso peso corporal é um dos piores parâmetros que podemos utilizar para saber se estamos evoluindo (ou não). E eu vou te dizer o porquê:
1 – A alteração lenta do peso corporal pode te frustrar e fazer você desistir da dieta e dos treinos;
2 – Nosso peso, principalmente das mulheres, pode sofrer alteração de acordo com a quantidade de exercícios, quantidade de água ingerida, se está no período hormonal etc;
3 – Fatores como insônia, stress, retenção de líquidos podem afetar seu peso;
4 – Lembrem-se: o peso do músculo é maior do que o peso da gordura!
Muito mais do que controlar o peso na balança, é necessário sentir as mudanças do seu corpo, da sua disposição, o seu rendimento nas atividades do dia a dia.
Portanto, que tal utilizar outro parâmetro? Uma forma legal de acompanhar sua evolução é tirar fotos sempre com a mesma roupa e no mesmo local, se possível no mesmo horário, a cada 10 dias. Assim, você consegue colocar as fotos lado a lado e perceber o quanto seu corpo está alterando!
Outra forma de fazer o acompanhamento é através das medidas corporais, das dobras cutâneas e do exame de bioimpedância. Se você faz acompanhamento com nutricionista, provavelmente esta seja uma das formas que ela utiliza para acompanhar sua evolução. Acompanhar a troca de massa gorda por massa magra. Talvez você esteja perdendo gordura e ganhando músculos, porém o peso na balança continua o mesmo.
Independente do seu peso, cuidar da alimentação e praticar exercícios faz bem para a saúde e para a autoestima. Cuide-se por você mesma!
Até a próxima semana!