Pensando em colocar aparelho invisível? Confira seis dicas ao utilizar o alinhador

Os alinhadores invisíveis têm despertado cada vez mais o interesse dos brasileiros. Para quem não conhece, este tipo de aparelho é constituído por uma lâmina de material transparente feito sob medida que corrige os dentes desalinhados por meio de pressão constante sobre os dentes, deslocando-os para a posição ideal em cada etapa do tratamento.

Além de corrigir o alinhamento em menos tempo do que um aparelho convencional, os alinhadores invisíveis são removíveis e acompanham a movimentação dos dentes a cada troca de placa ortodôntica, o que facilita a higienização dos dentes e do próprio aparelho. Por seu visual ser transparente, é uma boa opção para quem prefere um modelo de tratamento mais discreto.

Para quem deseja utilizar um aparelho invisível, o odontólogo e diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, aponta alguns cuidados que vão ajudar na utilização e garantir os melhores resultados no tratamento.

1 Não tire nem para dormir

É fundamental que o alinhador seja utilizado por no mínimo 20 horas por dia, devendo ser removido somente na hora das refeições e das escovações. Caso o paciente não use o aparelho corretamente, ele terá que adquirir novas placas dentárias devido ao atraso em toda programação da movimentação dos dentes prevista.

2 Higienize o aparelho  

Ao realizar a higienização, opte por uma escova de cerdas macias, sem utilizar creme dental e enxaguantes bucais – os abrasivos que podem despolir as placas invisíveis. O ideal é que a escovação seja feita três vezes ao dia, acompanhada do uso do fio dental.

3 Guarde-o corretamente

Para que o material não seja danificado durante as refeições e a higienização bucal, remova o aparelho cuidadosamente e guarde numa caixinha ortodôntica ou em um copo d’água com solução antisséptica bucal incolor.

4 Não exponhao alinhador a altas temperaturas 

Os aparelhos jamais devem ser submetidos a altas temperaturas. Nunca ferva, não o deixe exposto ao sol ou dentro do carro e não ingira bebidas quentes com os alinhadores.

5 Fique longe de alimentos com corantes 

Alimentos ou bebidas com excesso de corante ou mesmo legumes muito coloridos como a beterraba também devem ser evitados, pois podem formar manchas no aparelho ou até deformar as placas.

6 Visite seu dentista 

Em caso de dúvidas, acidentes ou quebra de placas, visite seu dentista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar