Pesquisa aponta que 86% relatam ameaça cibernética no Brasil
Levantamento online da Norton ouviu 1.003 adultos em agosto de 2026; 38% disseram sempre usar senhas exclusivas e seguras.
Uma pesquisa online encomendada pela Norton apontou que 86% dos brasileiros afirmam ter sofrido algum tipo de ameaça cibernética nos 12 meses anteriores ao levantamento. O estudo, realizado pela Dynata entre 7 e 20 de agosto de 2026, ouviu 1.003 pessoas com 18 anos ou mais no país.
Segundo o Norton’s LATAM Cybersecurity Landscape Study 2026, 89% dos participantes acreditam que as ameaças cibernéticas aumentaram no Brasil no último ano. O levantamento também registrou uma rotina digital frequente entre os entrevistados: 90% usam redes sociais diariamente, 51% utilizam ferramentas ou assistentes de inteligência artificial todos os dias e 50% fazem transações bancárias online diariamente.
Senhas e autenticação de dois fatores
Apesar da exposição relatada, 38% dos entrevistados disseram sempre usar senhas diferentes e seguras para cada conta. Outros 34% afirmaram sempre ativar a autenticação de dois fatores. Ainda de acordo com a pesquisa, 12% não usam nenhuma ferramenta de cibersegurança, enquanto 20% confiam apenas nos recursos de segurança integrados aos dispositivos.
Iskander Sanchez-Rola, diretor sênior de IA e inovação na Norton, afirmou que a proteção de contas, identidades e transações ganhou relevância à medida que mais atividades diárias passaram para o ambiente online.
Medidas indicadas pela Norton
A empresa recomenda evitar a reutilização de senhas, ativar a autenticação de dois fatores e manter dispositivos e aplicativos atualizados, pois atualizações podem incluir correções para vulnerabilidades conhecidas.
A Norton também orienta verificar solicitações de dados, credenciais ou pagamentos por um canal oficial independente, mesmo quando a mensagem parecer vir de um serviço conhecido. As recomendações são da empresa e acompanham a divulgação do estudo.
Os dados da pesquisa foram ponderados por idade, gênero e região quando necessário, segundo a Norton, para representação nacional.



