Trabalho da UFPR sobre rede feminina é finalista do Prêmio Sebrae
Produção de estudantes retrata mulheres no empreendedorismo sustentável no Paraná; vencedores nacionais serão anunciados em 26 de novembro.
Um trabalho produzido por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre uma rede de mulheres no empreendedorismo sustentável é finalista nacional do 13º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação está marcada para 26 de novembro, em Brasília (DF).
Intitulada “A força é delas e é verde: A rede feminina que redesenha o empreendedorismo sustentável no Paraná”, a produção concorre na categoria Jornalismo Universitário. O trabalho foi realizado por Isadora Kovalczuk, Ana Clara Osinski, Alana Morzelli, Alice Lima e Giuliano Carbonari, com orientação de Gabriel Alexandre Bozza, no Jornal de Comunicação da UFPR.
Segundo o Sebrae/PR, a reportagem apresenta histórias de mulheres que encontraram no empreendedorismo sustentável caminhos para gerar renda, fortalecer redes de apoio e conquistar autonomia.
“Ter um trabalho reconhecido enquanto ainda somos estudantes, ao lado de profissionais de todo o país, mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância das histórias que queremos contar”, afirmou Isadora Kovalczuk. Ela também disse que o grupo buscou dar visibilidade a iniciativas de mulheres que valorizam a sustentabilidade e transformam a vida de outras mulheres na comunidade.
Paraná tem dois trabalhos na etapa nacional
Ao todo, dois trabalhos paranaenses estão entre os 25 selecionados para a final nacional. Além da produção da UFPR, concorre na categoria Jornalismo em Texto a reportagem “De hobby a fila na calçada: como o bolo de fatia conquistou Foz do Iguaçu”, de Vacy Álvaro, Alexandre Palmar e Marcos Labanca, do portal H2FOZ.
De acordo com o Sebrae/PR, os dois trabalhos venceram suas categorias na etapa estadual, realizada em setembro durante a Feira do Empreendedor, em Curitiba, e também foram vencedores da etapa regional. Nesta edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo recebeu 3.759 inscrições no país; o Paraná registrou 198 participações.



