Projeto em Cloud impulsiona renda de mães solo com 50% de alunas em 2025
Capacitação gratuita em tecnologia tem transformado a vida de mulheres chefes de família, segundo dados da Brasscom e Escola da Nuvem
De acordo com dados recentes da Brasscom, a formação de mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) cresceu 41,7% em 2023, embora elas ainda representem apenas 17,9% dos formandos do setor, segundo o relatório “Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor TIC”. Essa realidade vem sendo transformada por iniciativas de capacitação gratuita e inclusão social.
Um exemplo é a história de Kamila Rosa, mãe solo de três filhos em São Paulo. Antes trabalhando como manicure e designer de sobrancelhas com renda instável de R$ 1.500 mensais, Kamila concluiu a formação em Cloud Practitioner AWS pela Escola da Nuvem, organização sem fins lucrativos que oferece capacitação gratuita em TI para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Após a formação, ela migrou para o mercado formal de tecnologia e hoje atua como Assistente de Projetos na Darede.
Segundo Kamila, a mudança dobrou sua renda e trouxe estabilidade com benefícios como plano de saúde, odontológico e vale-alimentação, além do modelo home office, que permite acompanhar o crescimento dos filhos. “Graças à Escola da Nuvem eu consegui mudar de vida. Hoje tenho uma profissão com perspectivas de crescimento”, afirma.
A trajetória de Kamila reflete um movimento crescente no Brasil, onde mais de 41 milhões de domicílios têm mulheres como principais provedoras, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) baseada em dados do IBGE. Muitas dessas mulheres atuam na informalidade e recebem salários inferiores aos dos homens, mesmo em funções equivalentes.
A Escola da Nuvem já formou mais de 3.500 mulheres cis e 26 mulheres trans em cursos de tecnologia. Em 2025, a participação feminina nos cursos saltou de 40,8% para 50,3%, contribuindo para a empregabilidade de cerca de 4.000 profissionais e formando mais de 8.000 alunos, conectando pessoas em situação de vulnerabilidade social a um dos mercados que mais cresce no país.



