CRISCOSTA leva moda autoral de Curitiba aos Estados Unidos
Cristiane Costa prepara novas imagens em Nova York e Miami, acompanha a Bridal Fashion Week e apresenta três linhas em evento beneficente na Flórida.
Revisitar uma roupa pode ser também uma forma de renovar o olhar sobre o próprio guarda-roupa. É essa ideia que a estilista Cristiane Costa, à frente da marca curitibana CRISCOSTA, levará aos Estados Unidos em outubro de 2026: peças já existentes serão apresentadas em novas composições e cenários, entre Nova York e Miami.
Reunido sob o conceito “The American Edit”, o projeto aproxima as linhas Couture, Leather e Resort de outras arquiteturas e modos de vestir. A viagem também inclui a participação de Cristiane na New York Bridal Fashion Week e, no dia 29 de outubro, um encontro de moda e design em Boca Raton, na Flórida, com caráter beneficente.
Novas combinações para peças que já existem
A proposta de imagem da CRISCOSTA parte de uma curadoria de peças da própria marca. As roupas serão revisitadas com sobreposições e combinações diferentes, para mostrar como podem ganhar outras leituras e acompanhar mais de uma ocasião. A estilista afirma que essa liberdade de experimentar novos contextos não exige abandonar a identidade da marca.
“Hoje sei com bastante clareza o que pertence ou não ao meu trabalho. Isso nos dá liberdade para buscar novas linguagens sem precisar mudar de identidade. Quero ver essas roupas em outros contextos, observar outras mulheres, outras cidades e voltar também com novas referências”, afirma Cristiane Costa.
A escolha das cidades ajuda a construir o contraste visual: Nova York oferece um cenário urbano para o couro, a alfaiataria e as peças de Couture; Miami aproxima a linha Resort de uma atmosfera de luz, movimento e informalidade. Na visão apresentada pela estilista, prolongar a vida das roupas também passa por mudar sua composição e descobrir outras maneiras de usá-las, sem necessariamente consumir mais.
Pesquisa de moda sem copiar tendências
Em Nova York, Cristiane participará como convidada da New York Bridal Fashion Week, encontro internacional que reúne marcas, estilistas, compradores e profissionais do mercado bridal. A agenda também integra seu processo de pesquisa sobre tendências, mudanças de comportamento, silhuetas, materiais e soluções de construção.
Para a estilista, acompanhar o que acontece na moda não significa reproduzir tendências. “Gosto de acompanhar o que está sendo apresentado, mas principalmente de entender para onde a moda está olhando. Pesquisa não significa reproduzir tendências. É conhecer, observar e depois filtrar tudo isso pelo nosso próprio olhar”, diz.
Criada há 25 anos, a CRISCOSTA começou a partir da atuação de Cristiane na moda corporativa e incorporou, ao longo do tempo, o sob medida e novas frentes de criação. Hoje, Couture, Leather e Resort convivem no atelier em Curitiba e compartilham princípios como qualidade de construção, trabalho artesanal e atenção à longevidade das peças.
Encontro beneficente na Flórida
No dia 29 de outubro, Cristiane foi convidada para integrar o “Tea & Timeless Design – An Afternoon for Inspiring Women”, apresentado pela Dell Anno no Dell Anno Design Studio, em Boca Raton. O encontro reúne design, moda, arte, bem-estar e networking, e apoia o Sylvester Comprehensive Cancer Center, da University of Miami Health System.
A estilista levará uma seleção das três linhas da CRISCOSTA, que poderão ser conhecidas e experimentadas pelo público. A programação inclui conversas sobre design e um leilão beneficente de itens de arte, design, moda, wellness e lifestyle, com arrecadação destinada ao centro oncológico. O evento também permitirá que Cristiane apresente materiais e processos de criação e converse com as participantes.
“É muito interessante poder apresentar a CRISCOSTA dessa forma, reunindo trabalhos que têm linguagens diferentes, mas partem dos mesmos princípios”, afirma a estilista. A viagem conecta pesquisa de referências, apresentação de moda autoral e uma reflexão prática sobre como as roupas podem permanecer presentes em mais de uma história.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



