Fórum em Guaporé discute expansão do turismo no Vale do Taquari

Evento gratuito reúne especialistas para debater integração de atrativos e desenvolvimento regional

O Vale do Taquari vive um momento de crescimento no setor turístico, impulsionado por novos investimentos e projetos que ampliam a oferta de atrações na região. Para debater esse cenário, o 2º Fórum de Turismo e Hospitalidade será realizado na quarta-feira, 7 de outubro, a partir das 13h, no Monaro Hotel, em Guaporé. A entrada é gratuita.

O encontro reunirá empresários, especialistas, profissionais do turismo e representantes do setor público para discutir como transformar o aumento dos atrativos em desenvolvimento turístico sustentável, com foco em ampliar a permanência dos visitantes e fortalecer a cadeia turística local.

Novos atrativos e investimentos

Entre os destaques da região está o futuro Museu do Chimarrão, previsto para ser inaugurado até o fim de 2026. Localizado às margens da RS-129, ao lado do Monaro Hotel, o museu terá cerca de 900 metros quadrados e contará com um acervo histórico, recursos audiovisuais e painéis interativos que celebram a cultura do mate. O projeto inclui ainda uma cuia gigante de oito metros de altura, uma bomba de chimarrão monumental de até 14 metros e um monumento em tamanho real de Nossa Senhora Gaúcha do Mate. O museu integrará um complexo que reunirá hotel, shopping, gastronomia e lazer.

Outro investimento relevante é a revitalização do Autódromo Internacional de Guaporé, que recebe aporte de R$ 13 milhões para ampliar sua estrutura e potencializar a realização de eventos automobilísticos, atraindo mais visitantes para o município.

Além disso, a região conta com roteiros de enoturismo, vinícolas e empreendimentos gastronômicos, enquanto novos projetos, como o Estação Garden, ampliam a perspectiva de um circuito integrado de lazer, cultura, gastronomia e compras.

Infraestrutura hoteleira e crescimento da demanda

O Monaro Hotel, inaugurado em setembro de 2024 com investimento de R$ 30 milhões, é um dos principais empreendimentos hoteleiros da região. Com 106 apartamentos, piscina aquecida, academia, estacionamento coberto, bares, rooftop e um Centro de Convenções, o hotel atende tanto ao turismo de lazer quanto ao de negócios.

Dados indicam que no primeiro semestre de 2026 a taxa média de ocupação do hotel cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2025, refletindo o aumento da procura por hospedagem na região.

Programação do fórum

O fórum contará com palestras de especialistas em diversas áreas do turismo. Entre os nomes confirmados estão Ivane Fávero, turismóloga e mestre em Turismo, que abordará a transformação da identidade regional em experiências turísticas; Marcus Tonin, especialista em marketing, que falará sobre comunicação e presença digital; e Arthur Simoneto, mestre em Comunicação e especialista em inovação e experiência do cliente, que compartilhará sua experiência no desenvolvimento de produtos e marcas.

Também participam Tarcísio Michelon, que contribuiu para o desenvolvimento de atrativos turísticos em Bento Gonçalves; o chef internacional Marcos Livi, que discutirá a gastronomia como componente da hospitalidade; além de representantes do setor público e entidades regionais, como Raphael Ayub, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Luiz Fontana, presidente da AMTURVALES, e Tiago Centenaro Mignoni, especialista em gestão pública e turismo.

O evento visa aproximar os diferentes elos da cadeia turística para que os investimentos recentes resultem em mais visitantes, maior permanência, geração de negócios e valorização da identidade regional.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 23 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar