APL celebra 90 anos com concerto em Curitiba

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no Museu Oscar Niemeyer em homenagem à literatura e cultura paranaense

A Academia Paranaense de Letras (APL) celebra seus 90 anos neste sábado, 26 de setembro de 2026, com uma programação especial no Auditório Poty Lazzarotto, localizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A solenidade, que terá início às 15h, reunirá acadêmicos, convidados e o público em geral para uma comemoração que destaca a união entre música e literatura.

O ponto alto da celebração será um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro e acadêmico Paulo Torres, que virá dos Estados Unidos especialmente para a ocasião. O concerto, com duração aproximada de 45 minutos, foi concebido especialmente para o evento e terá um repertório inspirado na relação entre música, literatura e cultura brasileira, com destaque para obras ligadas à poeta paranaense Helena Kolody, que também foi integrante da Academia.

União entre música e literatura

Paulo Torres, que integra a APL desde 2014, é violinista, maestro, professor e escritor, com uma carreira internacional que inclui mais de quatro mil concertos como spalla, solista e regente em orquestras das Américas e Europa. Segundo o maestro, a proposta do concerto é valorizar a cultura paranaense e transmitir ao público obras que elevam a arte da escrita.

“É uma satisfação enorme poder unir dois grandes elementos culturais, a Academia e a Orquestra Sinfônica. As artes se complementam”, afirmou Paulo Torres no material divulgado pela APL.

História e cultura paranaense

Fundada em 26 de setembro de 1936, a Academia Paranaense de Letras é uma das instituições culturais mais tradicionais do estado, reunindo escritores, intelectuais, jornalistas, professores e outras personalidades que contribuíram para a literatura, cultura e memória do Paraná.

Para o presidente da APL, Ernani Buchmann, a presença da música na celebração recupera uma ligação histórica da instituição com as artes musicais. “A Academia tem muito a ver com a música desde o início. A cadeira ligada à música sempre foi muito valorizada e ocupada por pessoas influentes na cultura do Paraná. Em uma ocasião solene como os 90 anos, nada mais adequado do que uma apresentação desta dimensão”, destacou Buchmann.

Experiência e liderança

Além da carreira musical, Paulo Torres é autor dos livros Liderando Empresas e A Disciplina Oculta da Excelência, nos quais relaciona o funcionamento de uma orquestra a temas como liderança, comunicação, cooperação e trabalho em equipe. Ele ressalta a disciplina e a colaboração necessárias para o sucesso de uma orquestra sinfônica.

“Não existe algo mais disciplinado do que uma orquestra sinfônica. O maestro precisa liderar com conhecimento e comunicação, mas também precisa aprender, ouvir e sentir. É um processo de colaboração e participação”, afirmou o maestro.

Serviço

  • Evento: 90 anos da Academia Paranaense de Letras
  • Data: 26 de setembro de 2026
  • Horário: 15h
  • Local: Auditório Poty Lazzarotto, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
  • Entrada: aberta ao público
EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 20 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar