Estudante de Londrina conquista bronze na Olimpíada Nacional de Nanotecnologia
Rafaela Marques de Morais Silva estreia na competição com nota 9,4 e acumula premiações em ciências e literatura
A estudante Rafaela Marques de Morais Silva, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo – Londrina, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO). Em sua estreia na competição, ela obteve nota 9,4, resultado que se soma a uma trajetória marcada por desafios acadêmicos em diferentes áreas.
Para se preparar, Rafaela estudou conceitos básicos de nanotecnologia por meio de videoaulas e utilizou conhecimentos adquiridos nas aulas de Física, Química, Biologia e Matemática. O apoio de familiares e professores também foi fundamental durante sua preparação.
“Fiquei muito feliz. É sempre gratificante ver bons resultados depois de se esforçar. Receber essa notícia foi uma recompensa pelo meu estudo e mostrou que estou no caminho certo”, relata a estudante.
Sobre a Olimpíada Nacional de Nanotecnologia
Organizada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONANO tem como objetivo aproximar estudantes da nanotecnologia e de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação.
A competição já contou com a participação de mais de 34 mil estudantes. Além das provas, a iniciativa oferece uma trilha de aprendizagem com mais de oito horas de conteúdo focado em alfabetização científica.
Uma trajetória acadêmica diversificada
O bronze na ONANO é mais uma conquista na trajetória de Rafaela, que já participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), do Canguru de Matemática, além de olimpíadas de Química e Física.
Ela também conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que abrange conhecimentos de diversas áreas científicas. Rafaela acumula ainda 16 Posicobras, premiação por desempenho de excelência ao longo dos bimestres.
Além das ciências exatas e naturais, a estudante tem sete textos publicados no Palavra Viva, projeto e concurso literário promovido pelos colégios da Rede Positivo, evidenciando seus interesses variados.
Estreia do Colégio Positivo na ONANO
A participação de Rafaela também marcou a estreia do Colégio Positivo – Londrina na ONANO. Desde 2026, a escola incentiva a participação dos estudantes em diversas Olimpíadas do Conhecimento por meio do programa Posideias. Foi nesse contexto que Rafaela conheceu a competição e decidiu participar, com o incentivo da escola e dos professores.
Para Janaína Cittolin, professora bilíngue e responsável pelo Programa de Inovação do Colégio Positivo – Londrina, a constância é uma característica marcante da estudante. “O que mais chama a atenção na Rafaela é a sua constância e disposição para novos desafios. Ela é uma estudante que participa recorrentemente de olimpíadas e competições acadêmicas, apresenta um desempenho escolar acima da média e já possui uma trajetória marcada por diferentes premiações”, destaca.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



