Mentoria para mulheres abre 60 vagas no setor de seguros
Programa da SOU SEGURA recebe inscrições até 9 de setembro e conecta profissionais seniores a mulheres em desenvolvimento de carreira
Mulheres que buscam crescer profissionalmente no mercado de seguros têm até 9 de setembro para se inscrever no Programa de Mentoria da SOU SEGURA. A iniciativa formará 60 duplas e foi criada para aproximar profissionais em desenvolvimento de carreira de executivas e executivos seniores de diferentes organizações.
O programa é gratuito, mas exclusivo para associadas da entidade. A associação pode ser feita sem custo em 2026 e é uma condição para participar da seleção de mentoradas.
Por que a mentoria é relevante no setor de seguros?
Embora as mulheres representem a maioria da força de trabalho das seguradoras e entidades de previdência aberta, a presença feminina diminui conforme aumentam os níveis de liderança. Os dados são da 1ª Pesquisa FeMa Meter, da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Entre os 44.285 funcionários analisados, as mulheres correspondem a 54,4% do total. Na gestão executiva, porém, elas representam 28,5%. Nos conselhos de administração, a participação cai para 18,5%.
O levantamento reuniu informações de 142 companhias e indicou que essa redução não parece ser um fenômeno isolado. A pesquisa também apontou que a existência de políticas de diversidade, sozinha, não garantiu maior presença feminina nos espaços de decisão.
Como funciona o Programa de Mentoria
O formato é intercompany, ou seja, a mentora ou o mentor não terá vínculo profissional com a mentorada na mesma empresa. A proposta é ampliar a troca de experiências, conhecimentos e perspectivas entre pessoas de organizações diferentes.
As duplas serão formadas entre profissionais seniores que compartilham voluntariamente suas trajetórias e mulheres em desenvolvimento de carreira. A divulgação dos pares está prevista para 15 de setembro. As sessões individuais começam na semana de 21 de setembro, e o encerramento ocorrerá em 15 de novembro, com um encontro virtual entre os participantes.
Para Camila Maximo, presidente da SOU SEGURA, o desafio está em transformar compromissos de diversidade em ações concretas. “A pesquisa da Susep mostra que o setor já sabe o que dizer sobre diversidade. O que ainda falta é o que fazer com isso na prática”, afirma.
As inscrições são destinadas a mentoradas associadas e ficam abertas até 9 de setembro. O programa prevê 60 duplas e não tem custo para as participantes.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



