Reforma Tributária exige revisão de preços, margens e contratos, alerta especialista
Especialista destaca impactos da reforma para empresas durante encontro em Curitiba
A implementação da Reforma Tributária no Brasil traz desafios que vão além da substituição de impostos, exigindo das empresas uma revisão detalhada de suas margens de lucro, formação de preços, contratos e relações comerciais. Esse alerta foi feito pela contadora e especialista em reforma e recuperação tributária Sigrid Kersting durante o encontro do Mulheres do Tributário, realizado em Curitiba no dia 20 de agosto.
Convidada para palestrar no evento, Sigrid compartilhou experiências práticas acumuladas em sua atuação como consultora tributária, destacando a necessidade de as empresas compreenderem como os novos tributos podem impactar diretamente a rentabilidade e a operação dos negócios.
Impactos nos preços e margens de lucro
Segundo a especialista, é fundamental que as empresas conheçam os efeitos dos novos tributos sobre as margens de lucro, tanto bruta quanto líquida, e entendam como esses impactos se refletem nos preços praticados junto a clientes e fornecedores, além dos contratos vigentes.
“É importante que as empresas conheçam os impactos dos novos tributos nas margens de lucro, tanto bruto quanto líquido, e entendam os reflexos nos preços praticados junto aos clientes e fornecedores e também nos contratos”, explica Sigrid Kersting.
Na prática, o planejamento durante a transição para o novo sistema tributário envolve a revisão de:
- formação de preços de produtos e serviços;
- margens de lucro bruta e líquida;
- condições comerciais com clientes e fornecedores;
- contratos já existentes;
- processos internos relacionados à gestão tributária.
Reflexões para profissionais do setor
Além dos aspectos técnicos, Sigrid compartilhou soluções que têm sido demandadas pelas empresas neste período de preparação para a reforma, bem como reflexões sobre sua própria atuação profissional. Ela ressaltou que o momento é oportuno para que especialistas do setor avaliem suas competências, aprimorem seus serviços e encontrem novas formas de contribuir para os negócios.
“Compartilhei o que tenho acertado, o que tenho buscado melhorar e alguns insights do meu próprio posicionamento. A intenção foi trazer experiências reais para que as profissionais pudessem aproveitar esse momento também para pensar na própria atuação”, afirma a especialista.
O encontro do Mulheres do Tributário reuniu profissionais da área tributária e combinou a palestra com momentos de networking e uma dinâmica de pitch de vendas. A associação tem como objetivo fomentar a participação feminina no setor, reunindo advogadas, contadoras e outras especialistas para troca de conhecimento, fortalecimento de conexões e desenvolvimento profissional.
Sobre Sigrid Kersting
Sigrid Kersting é contadora formada pela UFRGS, mestre em Controladoria e Finanças, professora e palestrante. Com oito anos de experiência na Deloitte, atualmente lidera três empresas nas áreas de consultoria tributária, tecnologia e educação.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



