Casa própria em Londrina: MCMV facilita financiamento para sair do aluguel
Novas regras do Minha Casa, Minha Vida ampliam acesso ao financiamento imobiliário na cidade
Para muitas famílias que vivem de aluguel, conquistar a casa própria permanece como um dos principais objetivos financeiros. Dados recentes indicam que 93% dos brasileiros que pagam aluguel desejam adquirir um imóvel próprio. Além disso, um levantamento da Brain Inteligência Estratégica aponta que o principal motivador para a compra de um imóvel é deixar de pagar uma mensalidade que não gera patrimônio.
Em Londrina, esse movimento ganhou força com as recentes mudanças no programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O programa ampliou o teto de renda, reduziu as taxas de juros e aumentou os subsídios, facilitando o acesso ao financiamento habitacional para famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos.
Considerações para o financiamento
Trocar o aluguel por parcelas de financiamento não depende apenas da escolha do imóvel. A aprovação do crédito envolve etapas como a análise da renda, organização da documentação e, em alguns casos, a composição de renda entre os compradores. O uso do FGTS pode ser uma estratégia adicional para a aquisição, conforme as regras vigentes.
Antes de assumir um compromisso financeiro de longo prazo, é importante que as famílias simulem as condições do financiamento e avaliem se o valor das parcelas cabe no orçamento.
Segundo Vevianne Jacques, diretora comercial da Pride Construtora, muitas famílias desconhecem as condições atuais do programa. Ela destaca que “o morador de Londrina quer e precisa sair do aluguel. O que muitas famílias não sabem é que, com as regras atuais do Minha Casa, Minha Vida, a parcela de um imóvel próprio pode ser perfeitamente comparável ou até menor do que o aluguel mensal da cidade. A oportunidade é real e nunca esteve tão acessível para quem deseja sair do aluguel”.
Empreendimentos na Zona Sul de Londrina
A Zona Sul de Londrina tem se destacado como uma região estratégica para novos projetos residenciais voltados a famílias que buscam a primeira moradia. A área combina valorização constante e fácil acesso a serviços essenciais, atraindo moradores que buscam qualidade de vida e equilíbrio financeiro.
Entre os empreendimentos citados estão o Solare Essenza e o Solare Fiore, desenvolvidos pela Pride Construtora. Ambos estão enquadrados nas condições da Faixa 2 do Minha Casa, Minha Vida e oferecem apartamentos de dois dormitórios.
Os projetos contam com áreas comuns que incluem espaços para pets, ambientes fitness, lazer para a família e portaria com guarita, proporcionando segurança e comodidade aos moradores.
Para avaliar a viabilidade do financiamento, é recomendável comparar o custo total da operação, analisar as regras do programa e planejar cuidadosamente o orçamento familiar. Embora a parcela do financiamento possa substituir o aluguel, ela representa uma despesa fixa que requer planejamento.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



