Sofitel Rio de Janeiro Ipanema apresenta projeto em São Paulo
Hotel com design de Patricia Anastassiadis será inaugurado no fim de 2026
O Sofitel Rio de Janeiro Ipanema apresentou em São Paulo uma prévia do projeto que marcará sua chegada à capital fluminense. Previsto para ser inaugurado no fim de 2026, o hotel terá arquitetura assinada por Patricia Anastassiadis, combinando luxo discreto, arte brasileira e a paisagem de Ipanema.
A apresentação ocorreu na terça-feira (18), na Galeria Ricardo Von Brusky, reunindo arquitetura, design, arte e hospitalidade. O evento reforçou a proposta de posicionar o empreendimento como uma experiência cultural, além de um novo endereço de hospedagem.
Projeto valoriza luz, texturas e paisagens do Rio
À frente do escritório Anastassiadis Arquitetos, Patricia Anastassiadis apresentou o conceito do hotel, inspirado na relação próxima com a paisagem carioca. A proposta destaca a luz natural, os materiais e as texturas como elementos centrais da experiência.
As vistas para o mar, o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos são componentes importantes do projeto. A intenção é trabalhar uma elegância sutil, conectada ao cenário de Ipanema, sem recorrer a uma estética excessivamente chamativa.
Patricia Anastassiadis afirmou: “Pensamos em cada detalhe para que a arquitetura trouxesse essa atmosfera leve e solar do Rio, sem perder a elegância e o refinamento que fazem parte da marca Sofitel. É nesse equilíbrio que está a personalidade do projeto.”
Arte brasileira na identidade do hotel
A brasilidade será reforçada pela curadoria de arte e design, que inclui nomes reconhecidos da produção nacional, como Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Zanini de Zanine, Hugo França, Artur Lescher e Heloisa Crocco.
Essa seleção contribui para construir uma identidade visual ligada ao Brasil, sem abandonar a referência francesa da marca. O resultado é uma combinação entre a joie de vivre francesa e a energia solar do Rio de Janeiro.
Netto Moreira, Diretor Geral do Cluster de Luxo da Accor no Rio de Janeiro, comentou: “É um projeto que traduz a essência da Sofitel de uma maneira muito carioca. Estamos muito felizes em começar a compartilhar um pouco do que estamos preparando para o Sofitel Rio de Janeiro Ipanema.”
Primeiro flagship da marca na América do Sul
O Sofitel Rio de Janeiro Ipanema será o primeiro flagship da marca na América do Sul. A Sofitel atua na hotelaria de luxo desde 1964 e possui mais de 120 hotéis em destinos internacionais.
A inauguração está prevista para o final de 2026, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



