Nuvem Brasileira avança com acordo entre MGI, ABDI, BNDES e Serpro

Parceria fortalece soberania digital e capacidade tecnológica do Estado para serviços públicos

O desenvolvimento da Nuvem Brasileira avançou com a assinatura, em 20 de agosto, de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O ato ocorreu em Macaíba, Rio Grande do Norte, durante uma agenda presidencial focada no fortalecimento da infraestrutura tecnológica do país.

O acordo formaliza a cooperação entre as instituições para criar uma infraestrutura de nuvem alinhada às necessidades do Estado brasileiro, ampliando a capacidade de processamento e armazenamento de dados públicos, além de garantir maior segurança e soberania digital. A iniciativa busca assegurar que os dados e o controle da infraestrutura de computação em nuvem permaneçam sob gestão nacional, estimulando o desenvolvimento de tecnologias próprias, inovação e geração de empregos qualificados.

Soberania digital e capacidade tecnológica

O presidente da ABDI, Olavo Noleto, destacou que o objetivo é garantir a soberania digital do Estado, fortalecendo a economia e a inovação por meio do desenvolvimento tecnológico nacional. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou que o governo já avançou na repatriação de dados estratégicos e na estruturação de uma nuvem governamental, conduzida por empresas públicas como Serpro e Dataprev.

Agora, o foco está na construção de capacidades tecnológicas nacionais para a prestação de serviços de computação em nuvem, atualmente dominados por empresas estrangeiras. Segundo Esther Dweck, o poder de compra do Estado será fundamental para viabilizar esse avanço, dando escala e previsibilidade aos investimentos necessários para a construção da nuvem brasileira soberana.

Parceria para fortalecer a indústria nacional

A parceria prevê a realização de estudos, diagnósticos, modelagem e implementação de soluções que aproveitem as capacidades já desenvolvidas pela indústria nacional. A estratégia é utilizar a demanda do Estado como instrumento para acelerar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de computação em nuvem e ampliar a competitividade do setor.

O projeto conta com assessoramento técnico do HUBTEC, Escritório de Compras Públicas para Inovação da ABDI, reforçando o papel da agência como referência nacional no uso estratégico do poder de compra do Estado para induzir inovação, desenvolvimento tecnológico e fortalecimento da indústria brasileira.

Escuta de mercado e supercomputador de IA

Como parte do processo, o Governo Federal realizará uma Escuta de Mercado em 3 de setembro de 2026, às 10h, por meio de audiência pública virtual. O objetivo é mapear soluções disponíveis e receber contribuições de empresas interessadas, incorporando conhecimentos técnicos do setor privado para orientar as escolhas técnicas e contratuais do projeto.

Na mesma agenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um edital para a aquisição de um supercomputador voltado à inteligência artificial, com valor estimado em R$ 1 bilhão. A iniciativa visa ampliar a capacidade computacional do país e aproveitar o potencial dos acadêmicos e da juventude brasileira.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 57 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar