Julio Cerquetane lança romance de cura na Flip 2026
O Caminho de Volta pra Casa chega à Flip, em Paraty, no dia 24 de julho, com inspiração na história familiar do autor e temas de superação.
Julio Cerquetane leva à Flip 2026, em Paraty, um romance que mistura memória afetiva, drama familiar e autoconhecimento. “O Caminho de Volta pra Casa” será lançado no dia 24 de julho e apresenta a trajetória de Ruth, uma mãe que propõe aos filhos um fim de semana longe da rotina digital, em busca de reconexão com a natureza e com a própria história.
Um romance sobre família, perdas e recomeços
Publicado pela editora Ofício das Palavras, o livro tem 160 páginas e se passa em torno de uma cabana no sul de Minas Gerais, em Gonçalves. É lá que Ruth e os filhos adolescentes, Lucas e Paulinho, vivem situações inesperadas após se perderem em uma floresta — um ponto de virada que abre espaço para reflexões sobre medos, vínculos e prioridades.
A narrativa trata de temas delicados e atuais, como divórcio, separação de casais, alcoolismo, amadurecimento dos adolescentes, desafios profissionais e sentimentos como solidão, abandono, pobreza, rejeição e falência do negócio. O texto também aposta no equilíbrio entre humor e introspecção, com uma linguagem simples e direta, pensada inclusive para dialogar com o público jovem.
Inspiração na vida real
Segundo o material de divulgação, o romance foi inspirado em acontecimentos da vida pessoal do autor. Ruth é baseada na mãe de Julio Cerquetane, e os episódios ligados ao pai partem de fatos reais, como alcoolismo e vícios em jogos. O próprio autor afirma que a escrita nasceu dessa experiência familiar e de um processo pessoal de cura.
“O motivou a escrever o livro foi a história vivida por minha mãe, Ruth Cerquetane”, diz o autor no release. Em outro trecho, ele afirma: “Tenho plena convicção que a escrita foi um dos melhores remédios, quase um processo terapêutico”.
Da não ficção à ficção de cura
Este é o segundo livro de Cerquetane. Em 2024, ele lançou O Fim da Depressão, que se tornou best-seller nas listas da PublishNews e O Globo na categoria de não ficção. Agora, ele aposta na chamada healing fiction, ou ficção de cura, gênero conhecido por histórias reconfortantes, com foco em empatia, transformação pessoal e acolhimento emocional.
Aos 54 anos, Julio Cerquetane é formado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, empresário do setor ceramista, palestrante, empreendedor social e fundador do Projeto Eu Posso, voltado para jovens adolescentes. Natural de Santa Cruz das Palmeiras (SP), cresceu em Tambaú (SP) e vive em Ribeirão Preto (SP) há 34 anos.
Mais do que um lançamento literário, “O Caminho de Volta pra Casa” se apresenta como um convite a repensar laços, dores e recomeços — com a família, com a infância e consigo mesma.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



