Romance resgata migração que moldou o Brasil

Murmúrios da terra, de Anna Mariano, acompanha duas famílias em meio à expansão agrícola e às mudanças do país no século XX.

Um grande movimento migratório que ajudou a moldar o Brasil contemporâneo inspira o novo romance de Anna Mariano. Em Murmúrios da terra, a autora transforma em ficção a travessia de famílias que deixaram o Sul em direção ao Centro-Oeste e ao Norte em busca de novas oportunidades, num período marcado por deslocamentos, perdas e recomeços.

Uma saga familiar com fundo histórico

No centro da narrativa estão Cecília e Palmira, duas mulheres cujas trajetórias atravessam quatro décadas de mudanças profundas. Ao acompanhar os caminhos dessas personagens e de suas famílias, o livro trata de temas como pertencimento, memória, coragem e os desafios de recomeçar em terras desconhecidas.

A história também destaca as contradições da ocupação do território brasileiro, associadas à expansão da fronteira agrícola e aos impactos sociais e ambientais desse processo. Entre as transformações retratadas, está o avanço da cultura da soja, que impulsionou a ocupação do Centro-Oeste e alterou a economia do país.

Literatura e memória de um Brasil em movimento

Segundo o material de divulgação, a obra resgata um capítulo pouco explorado na literatura: a migração de milhões de brasileiros na segunda metade do século XX, quando muitas famílias deixaram suas casas levando apenas o essencial e a esperança de construir uma vida melhor.

A autora define o espírito dessa travessia com a frase: “Uma grande história não precisa ser longa. Basta o tempo de uma vida.” Em outro trecho citado no material, Anna Mariano afirma: “Na segunda metade do século XX, levando nos ombros apenas esperança e alguns metros de lona preta para se abrigarem, milhões de brasileiros abandonaram suas casas e, na busca por uma nova vida, terminaram por construir um novo país.”

O livro é publicado pela Globo Livros e marca o primeiro título de Anna Mariano pela editora. Nascida em Porto Alegre e criada em São Borja, a escritora é formada em Direito pela UFRGS e deixou a advocacia para se dedicar à literatura. Ela já tem obras premiadas em prosa e poesia.

Lançamento em Porto Alegre

Murmúrios da terra tem lançamento marcado para 17 de julho de 2026, das 17h às 20h, no Instituto Ling, em Porto Alegre. O romance tem 416 páginas e chega ao mercado em 15/07/2026.

Para quem gosta de histórias familiares com pano de fundo histórico, o livro oferece justamente isso: uma leitura sobre deslocamento, herança afetiva e as marcas deixadas por um Brasil que se expandiu para além de suas fronteiras originais.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 51 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar