Diabetes afeta o emocional de 7 em cada 10 brasileiros
No Dia Nacional do Diabetes, dados mostram ansiedade constante, isolamento e esgotamento ligados à rotina de tratamento da doença.
O diabetes não afeta apenas o controle da glicose, mas também tem um impacto profundo na saúde emocional dos pacientes. No Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, dados recentes reforçam a necessidade de atenção a esses aspectos menos visíveis da doença.
Segundo o Atlas Global do Diabetes 2025, da International Diabetes Federation (IDF), o Brasil conta com 16,6 milhões de adultos diagnosticados com diabetes, posicionando-se como o sexto país com maior número de casos no mundo.
Impactos emocionais da rotina de tratamento
Uma pesquisa do Global Wellness Institute (GWI) revela que 7 em cada 10 brasileiros com diabetes relatam impactos significativos em seu bem-estar emocional. Entre eles, 78% afirmam sentir ansiedade ou preocupação constante em relação ao futuro, enquanto cerca de 40% enfrentam sentimentos frequentes de solidão ou isolamento social devido às exigências do tratamento.
Além disso, 55% dos participantes relatam não acordar descansados por conta das variações nos níveis de glicose durante a noite. A rotina da doença também limita a liberdade dos pacientes: 56% dizem ter menos liberdade para passar longos períodos fora de casa, e 46% encontram dificuldades em situações que exigem permanência prolongada em um mesmo local.
Sofrimento emocional associado ao diabetes
O esgotamento emocional relacionado ao diabetes, conhecido como sofrimento emocional associado à doença, manifesta-se por sensações de sobrecarga, medo de complicações futuras, desmotivação, irritabilidade e negligência com o autocuidado. Esse quadro pode levar à percepção de que a vida social será limitada ou que a rotina nunca mais será a mesma.
Estudos indicam que entre 18% e 45% dos pacientes podem apresentar esse sofrimento emocional, que compromete a qualidade de vida e a adesão ao tratamento.
Fatores de risco e sinais de alerta
O aumento dos casos de diabetes no Brasil acompanha o crescimento de fatores de risco como obesidade, excesso de peso e hipertensão. Dados da pesquisa Vigitel 2025 mostram que a proporção de adultos com diabetes subiu de 5,5% para 12,9% entre 2006 e 2024. No mesmo período, a obesidade cresceu 118%, o excesso de peso 47% e a hipertensão 31%.
Os sintomas clássicos do diabetes incluem sede excessiva, aumento da vontade de urinar, fome exagerada, perda de peso inexplicada, cansaço, visão embaçada, infecções recorrentes, feridas de difícil cicatrização e formigamento ou dormência nas extremidades.
O acompanhamento médico regular é fundamental para controlar a glicose, a pressão arterial, o colesterol e o peso, prevenindo complicações graves como infarto, AVC, doença renal, retinopatia, neuropatia, pé diabético e amputações.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



