Corridas de rua disparam no Paraná em 2025
Estado fica em 2º lugar no ranking nacional e tendência também ganha força em ações corporativas ligadas a bem-estar e impacto social.
O Paraná se firmou como um dos principais polos da corrida de rua no Brasil. Em 2025, o estado ficou em 2º lugar no ranking nacional, com 645 provas oficiais realizadas ao longo do ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).
O dado ajuda a explicar uma mudança que vai além do esporte: correr passou a ser visto como uma forma de cuidar da saúde, socializar e até gerar propósito. No país inteiro, o número de provas oficiais cresceu 85% em 2025, saltando de 2.827 para 5.241 eventos.
Corrida, bem-estar e propósito
Com esse avanço, a corrida de rua deixou de ser apenas uma atividade física e ganhou espaço como hábito de bem-estar. A prática também tem sido incorporada por empresas que buscam estimular vida saudável e fortalecer o vínculo entre equipes.
É o caso do Smile Movement, iniciativa global do grupo suíço Straumann, do qual a paranaense Neodent faz parte. A ação transforma quilômetros percorridos em doações para projetos de saúde bucal voltados a populações em situação de vulnerabilidade.
Na prática, colaboradores registram caminhadas, corridas e pedaladas em grupo por meio de um aplicativo. A cada quilômetro, o Grupo Straumann destina recursos à sua fundação global, que apoia programas sociais para ampliar o acesso à odontologia.
Segundo o vice-presidente da Neodent, Almir Zvetz, “O Smile Movement é muito mais do que uma campanha de incentivo ao esporte: é uma ação global que conecta pessoas e promove bem-estar e impacto social. Temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de tantos outros países, reforçando nosso compromisso com a saúde bucal e com uma vida mais saudável para todos. Em 2025, o Brasil se destacou como o país com maior engajamento na iniciativa”.
Paraná no centro da tendência
A iniciativa ganha força em um estado onde a cultura esportiva está em expansão e onde fica a sede da Neodent, em Curitiba. Fundada há mais de 30 anos na capital paranaense, a empresa também mantém há mais de duas décadas ações internas de incentivo ao esporte, com equipes de corrida, futebol, ciclismo, triatlo e vôlei.
Entre os participantes está o gerente de facilities da Neodent, Guilherme Stival, que recentemente concluiu os 42 quilômetros da Maratona de Guaratuba e integra o Smile Movement. Para ele, a proposta dá um sentido extra ao esforço esportivo: “Saber que cada quilômetro percorrido pode contribuir para levar saúde bucal a pessoas que precisam torna a experiência ainda mais significativa. O Smile Movement une duas coisas que valorizo muito: cuidar da saúde e gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas”.
Além do incentivo ao esporte, os recursos arrecadados ajudam programas que levam atendimento odontológico a regiões de difícil acesso. Entre eles está a Expedição Novos Sorrisos, iniciativa da Neodent apoiada pela Straumann Group Foundation, que há 10 anos leva cuidados bucais, informação e conscientização a diferentes regiões do Brasil.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



