Público 60+ viaja com mais frequência e gasta mais
Uma pesquisa apoiada pelo Ministério do Turismo revela, em sua prévia, que 34% dos turistas com 60 anos
Uma pesquisa apoiada pelo Ministério do Turismo revela, em sua prévia, que 34% dos turistas com 60 anos ou mais gastam, no mínimo, R$ 10 mil por ano em suas viagens. Outro dado apurado no levantamento mostra que 52% desse público realiza pelo menos três viagens anuais, indicando uma rotina consistente de deslocamentos motivados pelo lazer. Os números completos da pesquisa serão apresentados durante o IV EXPO FÓRUM DE TURISMO 60+, que acontece nos dias 11 e 12 de maio de 2026, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. A expectativa é que o estudo confirme o crescimento do turismo prateado no Brasil, sinalizando as oportunidades que surgem com essa expansão.
Ana Carolina Kuwabara, executiva e idealizadora da EXPO FÓRUM DE TURISMO 60+, afirma: “O País está envelhecendo, e teremos cada vez mais um turista com esse perfil detectado na pesquisa, com mais tempo para viajar. O trade turístico precisa se preparar para atender esse público crescente”.
O evento é uma oportunidade de capacitação e networking para profissionais do trade turístico. As inscrições para participar da programação estão abertas no site oficial do evento, com ingresso solidário de R$ 60, integralmente revertido ao Instituto Velho Amigo. Participantes de fora de São Paulo contam com 30% de desconto em hospedagem nos hotéis Transamerica Bela Cintra, Transamerica Prime International Plaza e Transamerica Paulista, mediante uso do código promocional FORUM60.
Ana Carolina Kuwabara é fundadora de uma editora voltada ao público 60+ e idealizadora da revista Melhor Viagem 60+ e do Expo Fórum de Turismo 60+, iniciativas pioneiras dedicadas ao turismo prateado no Brasil. Com 11 anos de atuação no trade turístico, ela contribui para ampliar o entendimento do mercado sobre o comportamento de consumo da maturidade.



