Janeiro Branco: cuide da sua saúde mental e comece 2026 com equilíbrio

O início do ano é o momento ideal para planejar não só metas, mas também o bem-estar emocional

Janeiro é conhecido como o mês da “Folha em Branco”, símbolo do início de um novo ciclo. Tradicionalmente, esse período é dedicado ao planejamento financeiro e profissional, mas também é o momento perfeito para cuidar da saúde mental e do bem-estar emocional. Segundo especialistas da área psiquiátrica, essa atenção à mente é fundamental para que possamos viver com mais equilíbrio e qualidade de vida ao longo do ano.

De acordo com Higor Caldato, psiquiatra e especialista em psicoterapias, transtornos alimentares e obesidade, e Ciro Jorge, psiquiatra geral, ambos membros do Instituto Nutrindo Ideais, traçar objetivos realistas é essencial para evitar frustrações e ansiedade. Eles recomendam o uso do método SMART, que orienta a definição de metas Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. “Use os primeiros meses para planejamento e estrutura dos seus objetivos, em seguida passe para a fase de execução e depois colha os frutos das suas conquistas”, orienta Ciro.

Outro ponto importante é a saúde mental no pós-festas. A euforia dos encontros e celebrações pode ser seguida por um sentimento de vazio emocional, conhecido como “blues de janeiro”. Esse fenômeno ocorre devido às alterações nos neurotransmissores – adrenalina, serotonina e dopamina – que regulam o prazer e a felicidade. Higor explica que essa tristeza passageira pode ser enfrentada com estratégias simples, como retomar a rotina gradualmente, focar em atividades prazerosas e manter o convívio social fora do contexto festivo.

Além disso, Ciro destaca a importância da psicoeducação para entender que essa fase é comum e temporária, evitando preocupações excessivas que podem agravar o quadro emocional. No entanto, é fundamental ficar atento a sinais de alerta, como tristeza persistente por mais de duas semanas, anedonia (falta de prazer), dificuldade em realizar tarefas diárias, esgotamento emocional, oscilações de humor constantes ou ansiedade que afete sono e apetite.

Para manter a saúde mental ao longo de 2026, os especialistas indicam quatro pilares fundamentais: exercício físico, alimentação equilibrada, sono de qualidade e psicoterapia. “Na psiquiatria trabalhamos com esses 4 grandes pilares, que serão os responsáveis pelo controle emocional e saúde mental. Enfatizar que a atividade física regular (mesmo 30 minutos por dia) e a alimentação equilibrada são poderosos aliados no combate ao estresse e na produção de neurotransmissores do bem-estar. Além de um sono reparador de 7-9h por noite, com o menor número de despertares noturnos possíveis”, concluem.

Começar o ano com essa consciência e cuidado é um convite para que todas as mulheres priorizem sua saúde mental, construindo uma rotina mais saudável e feliz. Afinal, a mente é a casa onde vivemos e merece atenção especial desde o primeiro dia do ano.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa especializada em saúde mental.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 86 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar