Casa Vogue traz o perfil de Yinka Ilori, artista e designer inglês que difunde alegria, diversão, otimismo e empoderamento por meio de seus trabalhos
Seja em objetos para casa, seja em grandes instalações urbanas que ele assina, Ilori procura provocar sensação de esperança, felicidade e pertencimento com obras multicoloridas
O destaque da seção Design de Casa Vogue é o artista e designer inglês Yinka Ilori. Conhecido por seus projetos multicoloridos, solares e intrigantes, ele resume o propósito de seus trabalhos com a seguinte frase: “Todo mundo deveria ter a oportunidade de vivenciar sentimentos de alegria, diversão, otimismo e empoderamento, e acredito que a arte e o design são a forma perfeita de difundir isso.”
Quem já esteve diante de uma instalação sua sabe do impacto que ela causa, da vontade quase impulsiva de interagir com a obra. Não por acaso, ele coleciona projetos dedicados à infância – ou melhor, à espontaneidade lúdica presente em crianças e (com sorte) em adultos. Um exemplo é o playground The Flamboyance of Flamingo (2022), uma reforma substancial do antigo equipamento existente, fora de uso, situado no Parsloes Park, em Dagenham, no leste londrino. Com padrões geométricos e uma paleta de cores pulsante, Ilori “reintroduziu” antigos habitantes do parque: os flamingos, que agora surgem na forma de saltitantes cadeiras de balanço. E ainda desenhou uma área de estar circular e uma nova quadra de basquete com estruturas abstratas para encorajar formas alternativas e colaborativas de jogo. Um lugar, enfim, para expandir a imaginação.
Foi também em Londres, onde mora, que o artista criou no final de 2021, sob encomenda do Grupo Lego, a Lavanderia dos Sonhos, um espaço de recreação interativo e gratuito para crianças, inspirado em suas memórias de infância, quando visitava com a família uma lavanderia ao norte da cidade e ficava imaginando como tornar mais divertidas e aventureiras as experiências mais mundanas do cotidiano.
A vontade de espalhar alegria por meio de seu trabalho é algo que Ilori não esconde de ninguém. “O papel do designer hoje é pensar em maneiras de tornar o mundo um lugar melhor para viver, impactar positivamente as pessoas, e faço isso incentivando a esperança e o sentimento de otimismo nos espaços públicos. Isso altera nosso estado de espírito, une as pessoas, cria memórias”, afirma.
Nascido em Londres, de pais nigerianos, desde cedo Ilori já sabia que enveredaria por um caminho no qual a criatividade seria ingrediente essencial. Ele até chegou a se matricular na faculdade de Engenharia Civil – para atender ao anseio da família –, mas bastaram dois dias de aulas para ter certeza de que aquilo não era sua paixão. Em 2009, depois de alguns cursos livres, formou-se em Design de Produtos e Móveis na London Metropolitan University.
Depois de atuar alguns anos na indústria e estagiar para o designer Lee Broom (um dos mais respeitados profissionais da área no Reino Unido, dono de uma marca global de móveis de luxo e iluminação), Ilori realizou o sonho de fundar o Yinka Ilori Studio, em 2011, onde trabalham oito profissionais em tempo integral e quatro freelancers. Lá, já entregou mais de 90 projetos, incluindo colaborações para marcas como Adidas, Pepsi, Marks & Spencer, Domus, MCM, Maison Courvoisier, Somerset House e Universal Music.
Um de seus mais recentes feitos é a linha Yinka Ilori Objects (YIO), uma coleção de objetos de edição limitada tão diversos quanto guarda-chuvas, camisetas, bolas de basquete, meias, toalhas de mesa, canecas esmaltadas e impressões decorativas. “Estou extremamente orgulhoso do resultado, quero ampliá-la ainda mais e espero que ela inspire a próxima geração de criadores e jovens sonhadores.”
Confira o conteúdo completo da reportagem na edição de Casa Vogue de abril, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.
Foto: Matt Alexander