Especialista destaca a importância de check-up anual para a saúde e bem-estar dos pets

Assim como os seres humanos, os animais de estimação precisam de acompanhamento médico regular para garantir uma vida longa e saudável. O check-up anual é uma consulta completa que permite ao veterinário avaliar a saúde geral do pet, detectar doenças em estágio inicial e prevenir problemas futuros. Uma  pesquisa realizada pela Royal Veterinary College investigou, por exemplo, a saúde de 5.000 gatos durante cinco anos e concluiu que aqueles que faziam check-up anualmente tinham 20% menos chances de morrer prematuramente.
Segundo a médica veterinária do Centro de Medicina Veterinária da Unifametro, Sheila Nogueira Saraiva da Silva, os filhotes devem ir com frequência, durante a primeira fase da vida, para a  realização de procedimentos de prevenção como vermifugação e vacinas. No caso dos felinos, é importante realizar o testes imunológicos para saber se o paciente é portador ou não dos vírus da FeLV (Vírus da leucemia felina) ou FIV (Vírus da imunodeficiência felina).
“Na vida adulta, o ideal é realizar check-up anual, atualizar as vacinas, acompanhar frequência dos cios, discutir a importância da castração  e saber se houve alguma alteração durante este período, e será avaliado na consulta se há a necessidade de realização de algum exame complementar”, reforça a médica veterinária.
O check-up anual é realizado em quatro etapas: exame físico completo; verificação da carteira de vacinação; realização de exames complementares e recomendações de cuidados preventivos. “Esse processo não se resume apenas a um exame físico, mas sim a um conjunto de procedimentos que visam avaliar a saúde geral do pet em detalhes”, enfatizou Sheila.
Ela ainda destaca que as doenças que mais afetam pets por falta de consultas anuais são doenças renais, cardíacas, diabetes, câncer e parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes, que podem ser facilmente detectadas e prevenidas com check-ups regulares. As consultas e exames regulares promovem diversos benefícios do check-up anual que ajudam no bem-estar e saúde dos pets, como:
Detecção precoce de doenças: Permite iniciar o tratamento precocemente, aumentando as chances de cura e diminuindo os custos com tratamento;
Prevenção de doenças: Possibilita a aplicação de vacinas, vermifugação e outros cuidados preventivos;
Monitoramento da saúde: Permite acompanhar a saúde geral do pet e identificar qualquer problema de saúde em seu início;
Promoção da qualidade de vida: Garante que o pet tenha uma vida mais longa e saudável.
“O check-up anual é um investimento na saúde e bem-estar do seu pet. Ao levar seu animal para uma consulta regular com o veterinário, você estará garantindo uma vida longa e feliz para o seu melhor amigo”, finalizou a médica.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar