Cresce incidência de doenças cardíacas e negligência do brasileiro com a própria saúde chama atenção

* Por Dr. Harley de Nicola

O Brasil é um país com a saúde do coração comprometida. Em 2022, as duas doenças que mais mataram brasileiros estão ligadas ao órgão – foram 220 mil pessoas com doenças cardiovasculares, de acordo com o Sistema de Informação Sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (MS). Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica que o país tem um falecimento ligado a enfermidades cardíacas a cada 90 segundos.

O quadro assusta, mas não convence a população a procurar um especialista. Um estudo da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo aponta que cerca de 23% dos brasileiros nunca foram ao médico especialista do órgão e dados também do MS apontam que cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular.
Doenças do coração costumam evoluir de forma silenciosa, portanto, sem acompanhamento, o paciente pode descobrir a enfermidade tarde demais. O principal fator de risco para o coração é o histórico familiar, mas patologias como diabetes, obesidade e colesterol alterado podem ajudar a danificar a saúde cardíaca. Fumar, ter um estilo de vida sedentário e passar por estresse emocional crônico dificultam o funcionamento do órgão.
Os dados alarmantes só crescem. No Brasil, os casos de infartos registrados por mês mais que dobraram nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período. Entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média, segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia, com base nos dados do MS.
A máxima de procurar o especialista e fazer exames regulares ainda é a melhor forma de evitar doenças cardiovasculares. Obrigação redobrada para quem tem histórico na família. A recomendação é uma visita anual ao médico para que ele possa pedir os exames pertinentes. O ecocardiograma é um dos principais exames por fazer um estudo anatômico do coração – é utilizada a ultrassonografia para acompanhar a função cardíaca em tempo real através de imagens.
Ser adepto a um estilo de vida saudável é fundamental para evitar males do órgão. Um prato bem colorido e diversificado, com verduras, legumes, proteínas e carboidratos nas medidas corretas, exercícios físicos, sejam leves ou de maior intensidade, e boas noites de sono são os primeiros passos para manter um coração batendo na medida certa. O controle do stress também é essencial para a saúde do coração.
E aí, já marcou sua visita ao cardiologista esse ano?
* O Doutor Harley de Nicola é médico radiologista intervencionista e Superintendente Médico da FIDI.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar