Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam A FABULOSA FÁBRICA DE MÚSICA, o musical

Texto de Adalberto Neto, direção de Roberto Bomtempo, direção musical de Roger Henri , idealização de Gustavo Nunes e Rose Dalney. Estreia 6 de janeiro, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado.Após temporada no Rio de Janeiro, o musical chega a São Paulo, no Teatro das Artes, Shopping Eldorado.

Já pensou num mundo sem música? É o que acontece quando uma caixinha de música que esconde um poder mágico se quebra no Colégio Beethoven. Melodia, Ritmo e Harmonia, os três elementos da música, ganham vida e precisam se unir para restaurar o objeto. Nesta aventura, contam com a ajuda do próprio Beethoven, o grande compositor, que surge como capitão desta fabulosa jornada. O elenco de 11 atores é formado por 5 crianças com carreira no teatro- Enzo PacificoPietro CheuenEsther Samuel (The Voice Kids), Bruna Negendank (novela Vovó Sumiu), Manu Estevão (novela Vai na Fé e série Vicky e a Musa) – e 6 adultos – Du HerreraFranciane MeloRômulo WeberCarol DonatoVitória RodriguesRodrigo Fernando. O musical é composto por canções originais e outras de diferentes épocas, desde composições do ‘anfitrião’ Beethoven até músicas contemporâneas de Gilberto Gil, Melim e Gloria Groove, entre outras. Ao todo a trilha reúne 37 composições, sendo 19 compostas pelo diretor musical Roger Henri.

ESTREIA: dia 6 de janeiro (sábado), às 14h

Temporada de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.

Teatro das Artes / Shopping Eldorado

AVENIDA REBOUÇAS 3970-409 Pinheiros /São Paulo/SP, CEP 05402-600

DURAÇÃO: 70 min / CLASSIFICAÇÃO: livre e indicada para a partir de 2 anos / GÊNERO: musical para a família / ApresentaçõesSábado sessões: as 14hs e as 16hs. Domingo : sessão as 15hs

Link com fotos – cédito – Carlos Costa Studio – https://postimg.cc/gallery/X6sj9s2X/

 

Idealizado por Gustavo Nunes e Rose Dalney, A Fabulosa Fábrica de Música é um projeto que engloba uma série de espetáculos musicais que oferecem ao público uma experiência teatral sobre o poder da música, seus diferentes ritmos e sua importância para a formação da identidade cultural ao longo da história. O primeiro espetáculo da série se chama A Fabulosa Fábrica de Música – o musical e é conduzido pelo personagem do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) que, por meio da magia do palco, surge em nosso mundo para apresentar essa aventura musical para todas as idades. A encenação pretende reunir pais, filhos e avós num programa em família que faz da música e sua universalidade um veículo para falar de diversidade, aceitação e amor. As personagens revelam seus sonhos e confrontam suas experiências em cena – inclusive o próprio Beethoven, cuja surdez na vida adulta não o impediu de se tornar um dos compositores mais importantes da história. E usando de seu próprio exemplo, ajuda as crianças a se encontrarem e se realizarem através das suas potências únicas. O projeto, apresentado por Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, conta com patrocínio de LGA Mineradora, produção de Turbilhão de Ideias (“Cassia Eller, o musical”) e realização da Miniatura 9 (“Musical Mamonas”).

UM ESPETÁCULO PARA A FAMÍLIA

Quem explica é o autor, Adalberto Neto (autor do premiado sucesso teatral “Oboró  Masculinidades Negras)“Como não tenho filhos, apesar de gostar muito de criança, fiz um trabalho para que os pequenos gostem, obviamente, mas também para os pais e os meus amigos solteiros, todos saiam de lá felizes. É um espetáculo para toda a família. Dentro de uma história lúdica, falo sobre os sonhos que não envelhecem, mostro que não existe criança incapaz. E que um lar em desarmonia reflete diretamente no desenvolvimento da criança. Então, além de lúdico, acaba sendo educativo para as crianças. É um espetáculo em que, acredito, os pais não vão ficar no celular se distraindo enquanto o filho assiste. Eles também vão gostar, e os adultos que não tem filhos, todos vão sair de lá contemplados.”

 

SINOPSE

Já pensou num mundo sem música? É o que acontece quando uma caixinha de música que esconde um poder mágico se quebra no Colégio Beethoven. A partir daí, qualquer música só pode ser executada e ouvida num único lugar encantado e secreto, habitado por Melodia, Ritmo e Harmonia, os três elementos da música. Com a quebra da caixinha, os três ganham vida humana e precisam se unir para que o objeto seja restaurado. Mas precisam da ajuda dos responsáveis pelo incidente, as crianças Flora, Mike e Luna. E do próprio Beethoven, habitante deste lugar mágico, que reúne todos em torno desta missão. O grande compositor, usando seu próprio exemplo, mostra a cada um a importância de reconhecer sua potência única e ir em busca dos seus sonhos.

OS PERSONAGENS E SUA HISTÓRIA

Beethoven (Du Herrera) – Um sábio bem-humorado que usa seu conhecimento musical como base para as analogias que faz sobre a vida. Tranquilo e racional na maior parte das vezes mas, em momento de exaltação, pode ficar um pouco desastrado.

Flora (Manu Estevão) – Parece um pequeno adulto. Sensata, prática e de humor sarcástico. Sofre com as brigas e competição constantes dos pais separados.

Luna (Esther Samuel/ Bruna Negendank) – Pequenina, tem um jeito doce de falar. Depois da chegada do irmãozinho, anda meio triste por crer que já não tem mais a mesma importância para os pais.

Mike (Enzo Pacífico/ Pietro Cheuen) – Um pouco acelerado, fala atropelando as palavras. Faz amigos com facilidade e gosta de todos. Mas não aguenta seus primos implicantes, com quem vive desde que perdeu os pais. Gosta muito dos seus pais substitutos – o tio e seu marido.

Harmonia (Carol Donato) – A mais desconfiada entre os três elementos da música. Vaidosa, adorou virar gente e quer aproveitar tudo da nova vida. Adora aromas.

 

Melodia (Vitória Rodrigues) – A mais “de bem com a vida” entre os três elementos da música, e topa tudo. Adora sabores.

Ritmo (Rodrigo Fernando) – O mais dinâmico entre os três elementos da música, perde a paciência quando não consegue resolver as coisas. Adora cores.

 

Cléa (Franciane Melo) – Diretora do Colégio Beethoven. Severa, mas amiga dos alunos. Perde a paciência com injustiças. Acalenta o sonho de ser cantora, mas acha que não conseguiria viver de música. Desde cedo, precisou trabalhar para ajudar em casa.

 

Eliseu (Rômulo Weber) – O “faz-tudo” do Colégio Beethoven. Uma espécie de mestre de cerimônias do musical. Competente e simpático, um pouco desorganizado, mas é alguém com que se pode contar.

A MONTAGEM

 

“Trabalhar com criança é diferente, requer cuidados diferentes dos de um elenco 100% adulto. Estamos lidando com crianças que estão chegando no mundo, isso traz uma responsabilidade maior para quem está na condução. Ao mesmo tempo em que você tem que colocá-los dentro do espetáculo, você tem que ensinar. Eu tenho que estar atento, porque o processo pode gerar uma ilusão muito grande. A primeira coisa que falei para as crianças, e para os seus pais, nas audições ainda, era que eu queria ‘crianças crianças’. Deixei claro que íamos trabalhar com música, dança, teatro, com a arte, a paixão, mas que aquelas crianças seriam crianças.”, conta o diretor, Roberto Bomtempo.

A direção busca no elenco infantil o que mais os caracteriza como crianças, acreditando que sua alegria e ludicidade são seu aspecto mais precioso e único – algo que só elas têm para oferecer. Portanto, não há “miniadultos” em cena.

Roger Henri, diretor musical, também exalta a presença das crianças: “Fazer a Direção Musical de um espetáculo onde existe a participação de crianças cantando, representando e dançando é uma alegria, por vê-los tão focados e felizes em estarem fazendo o que gostam e com isso se preparando para suas carreiras no palco.”

O cenário de Glauco Bernardi é formado por plataformas e passarelas de alturas diferentes, explorando os vários planos e a circulação do elenco por eles. Os variados ambientes serão criados através de grandes painéis ilustrados com instrumentos musicais que remetem ora à Escola Beethoven, ora ao universo mágico da Fabulosa Fábrica de Música. A cenografia foi concebida para dialogar com a iluminação de Rogerio Wiltgen, utilizando materiais que refletem a luz, além de texturas e relevos que conferem maior profundidade aos painéis.

A CRIAÇÃO DO PROJETO

 

A Fabulosa Fábrica de Música nasceu do desejo de seus idealizadores, Gustavo Nunes e Rose Dalney, de explorar o impacto da música na vida do ser humano. A proposta é criar um espetáculo que possa unir adultos e crianças, tanto no palco, quanto na plateia. Para guiar essa jornada, ninguém melhor que Beethoven, o compositor alemão. Gustavo Nunes e Rose Dalney, que produzem juntos pela primeira vez, já criaram musicais de amplo alcance junto ao público adulto, como “Cássia Eller – musical” e “Musical Mamonas”, e agora buscam levar um musical de alta qualidade e diversão para o público infantil.

“Inicialmente, a proposta era de trabalharmos apenas com elenco adulto. Mas, para aproximar ainda mais as crianças do espetáculo que estávamos criando, acreditamos que a melhor maneira seria inseri-las na encenação. Então abrimos audições, contemplando também elenco mirim”, pontua Gustavo. “A diversidade também foi um ponto visto com muita atenção neste projeto. Buscamos selecionar não só o elenco, como também toda a ficha técnica com esse olhar. Conseguimos agregar talentos incríveis e vamos levar um conteúdo muito rico e divertido para o público”, afirma Rose.

CIRCULAÇÃO

 

Além do Rio de Janeiro, o espetáculo vai realizar apresentações em São Paulo (SP), Belo Horizonte(MG) e Brasília (DF).

Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros

 

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros, considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento do capital do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida e m musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Concerto para Dois”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.

ADALBERTO NETO – autor

 

Adalberto Neto é jornalista há 20 anos, tendo passagens pelas redações dos jornais O Globo e Extra. Como escritor, é coautor do livro “Confinamentos & afins – O olhar de um homem negro sobre resistência e representatividade” e, atualmente, trabalha como roteirista, tendo sua peça “Oboró – Masculinidades negras” reconhecida pelo Prêmio Shell, o maior do teatro brasileiro, na categoria Melhor Dramaturgia. Além do Shell, Adalberto Neto recebeu, por “Oboró” outros prêmios como Ubuntu e Reconhecimento Popular. Se destacam também seus trabalhos como roteirista e pesquisador “Feliz Ano Novo… de novo”, especial de humor da Amazon Prime Video, estrelado por Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães; a pesquisa dramatúrgica intitulada “O que levaram de mim”, apresentada pelo grupo Nós do Morro; o programa de culinária “Uma senhora panela”, apresentado por Carmem Virginia, no GNT; o Programa Espelho, apresentado por Lázaro Ramos, no Canal Brasil.

 

ROBERTO BOMTEMPO – diretor

 

Roberto Bomtempo é ator, diretor e produtor. Desde o início de sua carreira transita constantemente entre o teatro, o cinema e a televisão, tendo sido premiado diversas vezes em festivais nacionais e internacionais ao longo de seus trinta anos de profissão. Como ator, participou de mais de 40 longas, dezenas de novelas e peças de teatro. Formou-se em Artes Cênicas pela Faculdade CAL. Em teatro dirigiu, entre outras, as peças, “Casa de Bonecas” versão de Daniel Veronese; “Besame Mucho” de Mario Prata; “Um Sopro de Vida”, de Clarice Lispector; “Barrela”, de Plínio Marcos; “Capitães de Areia”, de Jorge Amado. Sua estreia como diretor de cinema foi no premiado longa metragem “Depois daquele Baile”, protagonizado por Lima Duarte, Irene Ravache e Marcos Caruso. Dirigiu também o longa “Mão na Luva”, ganhando, ao lado de José Joffily, o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema de Natal. Dirigiu ainda os longas “Casa de Bonecas” (ficção em finalização) e “Dos A Deux – 25 anos” (documentário em finalização). Na televisão, dirigiu as novelas “Jesus”, “Belaventura”, “Chamas da Vida”, “Luz do
Sol” e “Bicho do Mato”, na TV Record; e os documentários “Cias. do Teatro Brasileiro”, para o Canal Curta; “Barretos” e “Moda Country”, para o canal Multishow. Fundou e dirigiu por 5 anos a Oficina de Atores da Rede Record de Televisão.

FICHA TÉCNICA

 

Autor – Adalberto Neto. Diretor – Roberto Bomtempo. Diretor Musical – Roger Henri.  Coreógrafo – Toni Rodrigues e Juliana Gama. Idealização – Gustavo Nunes e Rose Dalney.  Elenco Adulto – Du Herrera, Franciane Melo, Rômulo Weber, Carol Donato, Vitória Rodrigues, Rodrigo Fernando. Elenco Infantil – Enzo Pacifico, Pietro Cheuen, Esther Samuel, Bruna Negendank, Manu Estevão. Cenógrafo – Glauco Bernardi.  Figurino – Bruno Oliveira. Iluminador – Rogerio Wiltgen. Visagista – Dicko Lorenzo. Assistente de Direção – Anna Sant’Ana. Produtor executivo: Clayton Epfan. Produção Financeira – Mariana Teixeira. Produtora de Captação – Gheu Tibério. Produção de Elenco – Giselle Lima e Fabiana Tolentino. Assistente de produção –  Marcos Goerdeler. Gestor de Tráfego – Tiago da Silveira. Midia Social – Juliana Braga   /  Jessica Christina. Designer gráfico –Felipe Braga /  Juliana Estevo. Apresentado por Lei de Incentivo à Cultura e Bradesco Seguros.  Patrocínio: LGA MINERAÇÃO. Realização: Miniatura 9 Produções. Produção: Turbilhão de ideias.

ESTREIA: dia 6 de janeiro (sábado), às 14h

Temporada de 6 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024.

Teatro das Artes / Shopping Eldorado

AVENIDA REBOUÇAS 3970-409 Pinheiros /São Paulo/SP, CEP 05402-600

DURAÇÃO: 70 min / CLASSIFICAÇÃO: livre e indicada para a partir de 2 anos / GÊNERO: musical para a família / ApresentaçõesSábado sessões: as 14hs e as 16hs. Domingo : sessão as 15hs

INGRESSOS  – De R$ 39,00 a R$ 100,00 (inteira).  De R$ 19,50 a R$ 50,00 (meia).

Vendas pelo Sympla

 A FABULOSA FÁBRICA DE MÚSICA – Sympla Bileto – Compre seu ingresso online

ou na bilheteria do teatro no Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3970, loja 409 – São Paulo/SP. De terça e quarta das 13h às 22h. Quinta, sexta e sábado das 13h às 20h. Domingos das 13h às 22h. Tel.: (11) 3034-0075

http://teatrodasartessp.com.br/ingressos/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar