Dezembro Laranja: Você sabia que seu pet pode desenvolver câncer de pele?

Confira cinco dicas para manter a saúde do seu pet em dia nos dias mais quentes do ano

O verão é uma temporada repleta de alegria para aproveitar atividades ao ar livre com nossos fiéis amigos de quatro patas. No entanto,é também a época mais comum em que os pets desenvolvem dermatites solares que podem evoluir para doenças mais sérias, incluindo até câncer. “Essas dermatites podem evoluir para carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele, presente em 15% dos tumores cutâneos em cachorros e até 50% em gatos. Logo, a prevenção das dermatites solares é um dos meios mais eficazes de evitar que seu pet, em algum momento da vida, desenvolva câncer de pele”, explica Edren Silva, veterinário e coordenador técnico da Soft Care, marca da Pet Society.

Abaixo, elencamos cinco dicas para você manter a saúde do seu pet em dia, mesmo nos dias mais quentes:

Hidratação Constante

Assegure-se de que seu pet tenha acesso constante a água fresca e limpa. Ao sair para passear, leve uma garrafa de água e uma tigela portátil para garantir a hidratação adequada.

Evite Exercícios em Horários de Pico

Proteja as patinhas sensíveis do seu pet, evitando passeios em superfícies quentes durante as horas mais quentes do dia. Opte por caminhadas matinais ou noturnas.

Proteja as Patinhas

Teste a temperatura do solo antes de passear. “O ideal é você ficar descalço no chão e sentir. Se o seu pé queimar, a pata do seu pet também pode queimar. Se for necessário realizar o passeio neste horário, proteja as patas utilizando loções a base de aloe vera e d-pantenol, como é o caso da Pet Glove”, explica Edren.

 

Busque uma proteção efetiva contra os raios solares

A melhor maneira de não desenvolver doenças de pele é prevenindo com o uso de loção bloqueadora solar. O Hydra Reflex é um deles. “As lesões actínicas (lesões solares) podem, sim, levar ao desenvolvimento de câncer de pele em cães e gatos. Animais de pele clara ou com pelagem curta são mais suscetíveis, tornando crucial a aplicação de medidas preventivas.

Para prevenir, limite a exposição ao sol, ofereça sombra e abrigo, use protetores solares seguros para pets, considere roupas protetoras e examine regularmente a pele em busca de alterações”, enfatiza Dr. Edren Silva.

Consulta Veterinária é essencial

É importante reforçar que cada animal é único e, mesmo seguindo todas as recomendações, podem desenvolver algum tipo de dermatite solar, portanto, a visita ao médico veterinário é indispensável. “O quanto antes as lesões forem tratadas, mais eficaz será o tratamento”, finaliza  Dr. Edren Silva.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar