Saiba por que a tecnologia DDR é uma revolução nos exames de raios X

A tecnologia exclusiva DDR da Konica Minolta Healthcare possibilita que imagens radiográficas se movam; exame é feito com baixos índices de radiação, o que o difere de outras práticas do mercado, como a fluoroscopia

A Radiografia Digital Dinâmica (DDR), desenvolvida pela Konica Minolta Healthcare, empresa multinacional japonesa pioneira e referência na produção de equipamentos médicos para diagnóstico por imagem primário, está revolucionando o campo da saúde com sua capacidade de capturar imagens detalhadas e em movimento. Os equipamentos com a solução devem chegar ao Brasil em 2024.

Esse conceito inovador ampliou os horizontes do diagnóstico por imagem, proporcionando aos profissionais da saúde uma nova perspectiva, ainda mais assertiva. Com o DDR, é possível obter imagens digitais individuais em alta velocidade, criando uma sequência coordenada de incidências radiográficas. Essas imagens se assemelham a fotografias animadas, permitindo uma análise minuciosa e precisa dos movimentos e estruturas internas do corpo.

O DDR está transformando a maneira como os profissionais da saúde lidam com o diagnóstico e tratamento, e elevando a qualidade da assistência médica para pacientes em todo o mundo. O avanço foi possível através do uso de um gerador de RX de alta frequência capaz de emitir pulsos de raios X, associado a um detector estático, com características específicas de funcionamento, usado para capturar múltiplas imagens por segundo. “Essas imagens adquiridas em tempo real permitem a visualização dos movimentos das articulações, órgãos e demais anatomias do corpo” revela Yan Maia, Especialista de Produtos, na Konica Minolta Healthcare do Brasil.

O poder dessa tecnologia, por exemplo, é um grande aliado na detecção de lesões esportivas, no estudo da biomecânica do movimento ou no acompanhamento do progresso de um tratamento, e está abrindo portas para um diagnóstico ainda mais preciso e para tratamentos mais eficazes, com a capacidade de fornecer imagens detalhadas e entendimento das dinâmicas do movimento.

Uma forma prática de entender essa tecnologia é exemplificada de maneira simples: “Quando desenhamos uma sequência de imagens diferentes na borda do caderno, o passar das páginas forma um pequeno filme. Na aplicação DDR é possível adquirir uma sequência de 6 a 15 frames por segundo (FPS), por um período de até 20 segundos, com baixíssimas doses de radiação que, ao final, formam uma imagem dinâmica”, reforça o especialista Yan Maia.

DDR não é fluoroscopia

Para os médicos e profissionais de radiologia, a tecnologia DDR, muitas vezes, é confundida com a já conhecida fluoroscopia, usada em arcos cirúrgicos e mesas telecomandadas que disponibilizam a informação em tempo real.

Mas, segundo Yan Maia, na Konica Minolta, são tecnologias diferentes. Por fazer uso de detector estático, o DDR tem seu enquadramento com um equipamento de radiografia, seja ele em sala fixa ou atendimento em leito, sendo submetido a restrição de dose segundo a normativa vigente.

Ao comparar um estudo adquirido com o DDR a um estudo por fluoroscopia, as doses fornecidas são menores nos sistemas de raios X dinâmicos, frente aos fornecidos pelos sistemas de fluoroscopia.

“Considerando-se as vantagens tecnológicas descritas acima, internacionalmente, instituições de saúde vêm aplicando a tecnologia DDR de forma bem-sucedida em diversas áreas. Nos Estados Unidos, onde essa tecnologia já passou pela etapa de pesquisa clínica, o FDA (órgão certificador) homologou o DDR para aplicações de radiografia geral de todas as áreas anatômicas, comprovando sua eficácia e consolidando os resultados das pesquisas clínicas realizadas no Japão desde 2016”, diz Yan Maia.

Conceito ALARA

O DDR preserva e reforça o conceito ALARA, um termo utilizado para manutenção da segurança dos pacientes, essencial em todas as atividades envolvendo radiação ou materiais radioativos, pois ajuda a evitar exposições desnecessárias e excessivas. Seu significado é “As Low As Reasonably Achievable” (“tão baixo quanto razoavelmente possível”). O princípio ALARA consiste em fazer uso de menores índices de dose de radiação durante um procedimento.

O DDR é um verdadeiro avanço na área da saúde, proporcionando aos profissionais uma ferramenta poderosa para melhorar a precisão e eficácia dos diagnósticos e tratamentos. Com sua capacidade de capturar imagens da anatomia em movimento, esse conceito está impulsionando a medicina para o futuro, permitindo uma compreensão mais profunda do corpo humano.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar