Menopausa: Quais exames importantes deve-se fazer após os 40 anos

Não negligenciar e ter todos os cuidados com a saúde pode evitar doenças cardiovasculares, cognitivas, e ainda, proporcionar qualidade de vida, segundo a médica ginecologista Beatriz Tupinambá

Realizar os exames corretos é fundamental para avaliar a saúde de qualquer pessoa. Mas, ao completar os 40 anos, as mulheres estão bem próximas da menopausa, e é fundamental que elas avaliem qual a real situação de sua saúde, desde hormônios a vitaminas e minerais.

Segundo a médica ginecologista e especialista no assunto, a Dra. Beatriz Tupinambá, é indispensável fazer um detalhamento completo e um acompanhamento por um bom médico.

Por muitos anos, a menopausa foi um tabu, mas é fundamental falar sobre e buscar tratamento.

”A menopausa foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença, e muitas mulheres – a maioria – convivem com ela ‘aceitando’ seus desconfortos, que muitas vezes prejudicam a vida social, o relacionamento e principalmente a saúde. A menopausa é temida, enquanto deveria ser vivido como o melhor momento da mulher, já que ela atingiu a maturidade, independência financeira, os filhos normalmente já estão grandes, e ela está mais confiante. Muitas vezes, a mulher sofre de depressão, insônia, ressecamentos, e outras coisas, e nem associa que pode ser a menopausa, culpam a vida corrida. O fato é que existe tratamento para qualquer desconforto”, revela a médica.

Exames indispensáveis: mamografia, ultrassom de mama, densitometria óssea, ultrassom transvaginal e da tireoide. Exames de sangue com todo o perfil hormonal para dosar todos os hormônios: FSH, LH, estradiol, progesterona, estrona, estriol, prolactina, hormônio da tireoide, TSH, T4, T4 livre, T3, T3 reverso, testosterona, testosterona total, testosterona livre, SHBG, insulina, PCR (para avaliar a inflamação), ferritina (para avaliar a inflamação), todos os marcadores de função hepática, marcadores de função renal, lipidograma, colesterol total do HDL, LDL.

”Muitas mulheres não fazem reposição hormonal com medo de câncer de mama, e isso não é verdade. Se os hormônios forem repostos na dose certa, e com todo o cuidado com vitaminas, minerais e outros aspectos, não há riscos, pelo contrário, evita problemas graves como cardiovascular, depressão, doenças cognitivas, entre muitas outras coisas. Então, se eu pudesse dar uma dica seria: procure um bom médico e faça todos os exames e se trate, para você ser mais feliz e saudável”, finaliza a Dra. Beatriz Tupinambá.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar