5 alertas importantes para ficar de olho antes de fazer micropigmentação

Especialista explica o método que conquista cada vez mais adeptos e dá dicas para quem quer fazer a técnica ou aprender o procedimento para se profissionalizar

Quem tem falhas nas sobrancelhas e já fez micropigmentação sabe como a técnica entrega tudo o que promete: corrige falhas e assimetrias, preenche as sobrancelhas e deixa o design perfeito, realçando ainda mais a beleza. O glow up proporcionado pelo procedimento estético atrai cada vez mais adeptos por também trazer mais praticidade para o dia a dia, uma vez que as sobrancelhas estão sempre impecáveis, sem a necessidade de retoques com maquiagem. E se tem mais pessoas procurando pela técnica, o cenário torna-se favorável também para quem deseja se profissionalizar para trabalhar com micropigmentação.

Kaened Ferreira da Silva é instrutora do curso de micropigmentação do Instituto Embelleze e explica que os locais mais comuns para o procedimento são sobrancelhas, olhos e lábios, e que a técnica encanta os clientes com um resultado natural e também pela durabilidade. “A micropigmentação é aplicada pelo profissional na camada mais superficial da pele, a epiderme, e isso garante o melhor dos dois mundos: o procedimento tem boa durabilidade, cerca de um ano — a depender de como cada pele reage — por não ter uma aplicação tópica, como no caso das maquiagens. E também é menos agressivo do que a tatuagem, justamente por não ser aplicado na camada mais profunda da pele, a derme”, explica a instrutora.

Apesar da micropigmentação depositar os pigmentos na camada mais superficial da pele, a remoção não é tão simples, sendo necessária a utilização de laser. Por isso, Kaened alerta que é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer o procedimento, e o primeiro deles é escolher um bom profissional que seja capacitado e tenha formação em curso confiável. A especialista explica que o consumidor também pode ficar de olho em certificados que atestem a qualidade do local onde fará o procedimento. Ela cita, por exemplo, uma conquista recente do Instituto Embelleze, que ganhou a premiação de 4 estrelas no prêmio “As Melhores Franquias do Brasil”, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Certificações assim são importantes porque analisam pontos essenciais para mensurar a excelência das marcas.

Ao que profissionais e clientes precisam ficar atentos para garantir um bom resultado e uma micropigmentação segura?

  1. Conhecimento e domínio da técnica

A capacitação do profissional é o primeiro passo para garantir que ele terá condições para executar a técnica com maestria. Para isso, estudar é imprescindível e as opções do mercado com cursos profissionalizantes democratizam o acesso ao estudo. Kaened conta que no Instituto Embelleze, por exemplo, os alunos aprendem tudo sobre o método. “Entendemos que o curso profissionalizante precisa ser capaz de ensinar o aluno a dominar os procedimentos que são tendências de mercado. No Instituto, por exemplo, eles aprendem sobre as técnicas Shadow e fio a fio, formatos de delineado, pigmentologia, colorimetria, neutralização e muito mais no curso de micropigmentação“, afirma a especialista.

  1. Biossegurança

Um bom profissional de beleza precisa pensar em sua atuação para além do resultado estético. Conhecer as práticas de biossegurança é importante para que o procedimento não ofereça riscos à saúde do cliente e este é um tópico abordado em cursos de capacitação. Para quem for fazer uma micropigmentação, Kaened indica que sempre fique atento para se certificar de que o profissional está utilizando materiais novos, abertos na frente do cliente, esterilizados e os pigmentos devem ser liberados pela Anvisa.

  1. Entender as especificidades de cada técnica

Um profissional que não conhece as particularidades e resultado potencial de técnicas variadas certamente terá dificuldades em indicar e executar o melhor método de acordo com o desejo do cliente. E para isso, é preciso um estudo que alie teoria à prática, para que a aplicação da técnica no cliente seja a mais correta.

  1. Design adequado

Para corrigir falhas e realçar a beleza natural do cliente, é necessário que o profissional tenha a capacidade de executar o design mais adequado, com o desenho dos fios seguindo a curvatura e sentido do crescimento dos fios naturais, para que o resultado tenha naturalidade.

  1. Orientações de cuidados pós procedimento

A micropigmentação é um procedimento estético em que o resultado final depende não só do profissional, mas também do cliente. Os cuidados após a aplicação do procedimento precisam ser seguidos à risca para garantir a maior fixação do pigmento. Neste caso, Kaened afirma que é dever do profissional conhecer e indicar ao cliente os cuidados básicos. “Esta orientação pós procedimento é tão importante quanto a aplicação da micropigmentação em si. Entre as indicações, é necessário evitar maquiagem e cosméticos sobre a área, não se expôr ao sol sem proteção e adiar idas à praia, piscina e sauna nas primeiras 48 horas”, explica a especialista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar