Busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos cresce e especialista cita 4 opções para redução de gordura localizada

Na tendência de uma vida mais natural, soluções não invasivas são alternativas para cuidar da estética sem prejudicar a saúde

O Brasil é o segundo país no mundo que mais realiza cirurgias estéticas, e só em 2021 foram feitos mais de 1,6 milhão de procedimentos cirúrgicos com fins estéticos, segundo estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). A pesquisa indica também que a lipoaspiração foi a cirurgia estética mais comum no período, com mais de 1,9 milhão de procedimentos realizados para reduzir gordura e melhorar o contorno corporal. Mas apesar dos números expressivos, em 2020 os brasileiros saíram da liderança do ranking que comandaram nos dois anos anteriores, cedendo a posição para os Estados Unidos.

O movimento sinaliza um comportamento em ascensão já verificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2018, ano do seu censo mais recente sobre a procura de procedimentos estéticos no país. De acordo com o levantamento, entre os anos de 2014 e 2018, os brasileiros aumentaram em 286% a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos, enquanto as cirurgias plásticas registraram queda de 60% no mesmo período.

Em consonância com esta realidade, a tendência por uma vida mais natural tem aumentado e favorecido a busca de uma estética que não negligencie e nem ofereça risco à saúde. Este cenário é visto como muito positivo por Natália Ribeiro, fisioterapeuta dermatofuncional e CEO da rede de clínicas estéticas Mais Top. “Acredito que o equilíbrio entre saúde e estética precisa sempre existir para um cuidado da autoestima e da saúde como um todo, estas duas áreas em sintonia fazem a gente viver bem, se amando e se cuidando”, afirma a profissional.

Ao ser indagada sobre alternativas não cirúrgicas para quem deseja reduzir a gordura localizada, Natália comenta que hoje o mercado oferece tecnologias de alta performance muito menos invasivas, como é o caso dos procedimentos de Lipo Led, Ozonioterapia, Enzimas Corporais e Ultrafrequência. Conheça cada um dos tratamentos:

Lipo led

Diferente da conhecida lipo lad, muito realizada pelas celebridades, esta versão de alta performance para redução de gordura localizada não tem cortes e nem cirurgia invasiva.

“Eu mesma criei o protocolo de Lipo Led e esta é uma tecnologia exclusiva da minha rede de clínicas que envolve uma massagem profunda com sucções contra a pele para reduzir as fibroses na região. Com ele, conseguimos uma ação muito mais eficaz na redução de gordura localizada porque o tratamento também estimula a produção de colágeno, por meio da luz vermelha e infravermelha, para diminuir gordura sem ficar com flacidez e pelancas, um medo de toda mulher quando o assunto é emagrecimento”, afirma Natália.

A dermatofuncional explica ainda que o protocolo é aliado ao procedimento de corrente de eletroestimulação, que faz o fortalecimento muscular e promove uma queima calórica já na sessão.

Ozonioterapia

O ozônio é um gás natural que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de estética. No procedimento para redução de gordura localizada, com aplicação local, ele promove uma lipólise, que é a quebra de gordura. Já os benefícios para a aplicação sistêmica envolvem a regulação do organismo, equilibrando hormônios, níveis de açúcar e tem ação antiinflamatória, fatores que ajudam no processo de emagrecimento saudável.

De acordo com Natália, a ozonoterapia existe na Europa há mais de 100 anos e surpreende com os resultados. “Para a Mais Top, trouxemos uma formação diretamente da Espanha para este procedimento e ele é um dos meus favoritos. O Ozônio envolve a Terra e é justamente por ter esta camada de gás em volta do planeta que conseguimos ter condições ideais para a vida aqui. Então eu gosto de falar que o Ozônio é um gás da vida”, comenta a dermatofuncional.

Enzimas Corporais

Estas são substâncias injetáveis para aplicação em locais do corpo como papada, barriga, glúteo, etc. O protocolo é personalizado, já que existem enzimas focadas em emagrecimento, circulação linfática, redução de celulite e de gordura. “Para redução de gordura localizada, um dos ativos utilizados é o Desoxicolato de Sódio, uma das substâncias mais conhecidas na estética para esta finalidade. Para se ter uma ideia da fama do ativo, antigamente as pessoas iam para fora do país fazer procedimentos, mas agora temos isso aqui no Brasil e de forma muito mais acessível”, afirma Natália.

Ultrafrequência

Tecnologia sofisticada que combina os procedimentos de ultracavitação e radiofrequência ao mesmo tempo, este tratamento atinge as gorduras mais profundas, fazendo a sua quebra e estimulando a produção de colágeno.

Com foco numa ação de cuidado integral, Natália Ribeiro afirma que os resultados são ainda melhores quando os procedimentos são aliados a uma alimentação adequada para cada pessoa. Em sua clínica, uma nutricionista acompanha as clientes e este cuidado faz toda a diferença na potencialização dos benefícios. E para quem deseja fazer os procedimentos, a dermatofuncional alerta que é preciso estar bem de saúde e que os tratamentos são contra indicados para gestantes. As enzimas corporais, especificamente, não podem ser aplicadas em lactantes.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar