Saiba porque a hipnose se destaca nos tratamentos contra a ansiedade e depressão

Hipnoterapeuta Joseana Sousa avalia a técnica como importante tratamento alternativo, mas é necessário também o empenho do paciente

Fechar os olhos, prestar atenção, ficar concentrado nas orientações dadas pelo especialista e em seguida, chegar naquele estágio de relaxamento corporal. Assim, bem breve, é possível descrever como funciona uma sessão de hipnose, técnica que vem se destacando como tratamento alternativo contra a ansiedade, depressão, dores crônicas e até contra os problemas para dormir.

Em tempos em que a saúde mental ficou tão em evidência, é necessário buscar técnicas que auxiliam os tratamentos já em andamento e ajudam o paciente a encontrar o ‘problema’ causador da ansiedade e demais doenças para começar a trabalhar o consciente – e inconsciente – de forma que seja possível superá-lo.

“Eu sempre falo que todos os recursos que você precisa para ser, fazer e ter estão dentro de você. Mas é como se tivesse num baú velho escondido no porão, cheio de tralhas inúteis. Para acessar é preciso disposição para fazer bagunça, separar o que serve daquilo que só ocupa espaço, limpar o ambiente”, avalia a hipnoterapeuta Joseana Sousa.

Muito ao contrário do que pensam que a hipnose faz com que as pessoas não reconheçam ou possam hipnotizar outras pessoas, a técnica é uma excelente aliada de tratamentos psicológicos e é elaborada de acordo com características e, principalmente, necessidade de cada paciente que inclui, por exemplo, o relaxamento inicial que facilita todo o processo.

“Depois disso, a sessão é toda conduzida fazendo com que a pessoa tenha a percepção consciente de onde ela está, quem ela é, mas vai se desligando de tudo que é externo, dos barulhos, ambiente e até de pessoas, para que a mente fique limpa naquele período e comece a realizar atividades internas”, completa a especialista.

Joseana também reforça que dentro dos processos de terapia, é possível identificar as questões dos pacientes além da hipnose com a técnica de constelação familiar, para resolver de forma mais rápida, sem a necessidade dos anos em terapia.

“Em cada sessão é possível reforçar aos pacientes que nada do que estão passando é maior do que eles. Lógico, que mudanças de comportamento e hábitos é um desafio necessário, principalmente quando se passa a descobrir que gatilhos de ansiedade, depressão e traumas têm relação direta com o seu jeito de ser e de encarar a vida. A hipnose funciona como um importante aliado que algumas vezes até superam a eficácia de tratamentos tradicionais”, finaliza a especialista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar