Instituto Tomie Ohtake promove a mesa “Arquitetura e crítica: reflexões sobre debate e circulação” – Dia 27 de abril, às 19h

Mesa de debate com Caroline Honorien, da revista THE FUNAMBULIST, e Renata Marquez, da PISEAGRAMA. O evento é gratuito e conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo

Conforme a vocação do Instituto Tomie Ohtake que, desde a sua fundação, tem a Arquitetura como um de seus pilares de atuação, ao realizar exposições, prêmios, palestras e debates, a instituição promove, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, a mesa “Arquitetura e crítica: reflexões sobre debate e circulação”.

Para refletir sobre a importância da crítica e a permeabilidade da arquitetura em relação a outros campos do conhecimento, os realizadores convidaram duas profissionais que participam de maneira ativa da organização de dois importantes periódicos – THE FUNAMBULIST e PISEAGRAMA – Caroline Honorien e Renata Marquez, respectivamente. São duas pesquisadoras que pensam e constroem propostas editoriais contemporâneas que apresentam trabalhos, reflexões e críticas sobre o campo da arte, arquitetura, organização e práticas urbanas. Com mediação de Sabrina Fontenele, do Instituto Tomie Ohtake, a dupla vai trazer para a mesa discussões sobre pesquisas contemporâneas e seus desdobramentos.

“Revistas, jornais, cadernos culturais são veículos de circulação de práticas, ideias, proposições, inovações e reflexões continuadas. Ao longo do século XX, uma cultura textual e visual permitiu a veiculação de ideais e imagens que estimularam o debate sobre a prática profissional e pesquisas experimentais nos campos da arte, arquitetura e do urbanismo”, ponderam as arquitetas Carol Tonetti e Sabrina Fontenele, do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake, ambas responsáveis pelo evento.

Caroline Honorien

Nascida em 1992, residente em Paris, é escritora, editora e curadora de arte independente. Ela também trabalha como diretora artística. Formada como historiadora da arte, formou-se em 2016 pela EHESS. Iniciou o doutoramento em 2019, sob orientação de Anne Lafont. A pesquisa de Caroline Honorien se concentra em práticas emergentes entre a diáspora negra e/ou praticantes de arte queer. Seu trabalho também se concentra em movimentos contraculturais. Sua escrita e pesquisa se cruzam com perspectivas da história da arte de diferentes disciplinas, como a música. Seu trabalho gira em torno de futuridade e espacialidade. Participou em projetos colaborativos como Blacks to the Future (do qual foi membro de 2017 a 2018), ou o espaço KEUR, gerido por artistas, com o qual tem curado exposições e eventos. Membro do conselho editorial da revista The Funambulist, ela também é editora de arte (e às vezes diretora de arte) da revista Draft001.

Renata Marquez

Professora da Escola de Arquitetura e da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Formada em Arquitetura e em Artes Plásticas, é mestre em Arquitetura e doutora em Geografia, com pós-doutorado em Antropologia. Atua também como curadora e editora. É uma das fundadoras e editoras da revista PISEAGRAMA.

 

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, prêmio, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, SANAA – Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas. Além do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake que está em sua nona edição, realizou o programa Arquitetura Brasileira que, por meio de mostras e encontros, a cada edição investigou a produção nacional sob aspectos propostos por curadores convidados.

 

Mesa: “Arquitetura e crítica: reflexões sobre debate e circulação”.

Data: 27 de abril de 2023, às 19h

Entrada franca – 100 lugares (vagas distribuídas por ordem de chegada)

Serão disponibilizados equipamentos para tradução simultânea francês-português

 

Local: Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar