6 soluções para cobertura de azulejos

habitissimo Brasil traz diferentes ideias para cobrir o material sem precisar retirar o antigo

Ambientes com azulejos podem ser um desafio para quem deseja realizar alguma mudança em casa. A retirada do material nem sempre é possível e uma alternativa rápida, prática e econômica, é fazer a cobertura dos azulejos. O habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, trouxe algumas soluções para dar uma repaginada nos ambientes de casa sem retirar azulejos. Confira:

Sobreposição de azulejos

A aplicação de azulejo sobre azulejo é possível e quando aplicado corretamente, é seguro e deixa um acabamento bonito. A realização deste procedimento exige que o revestimento antigo não tenha rachaduras, descolamento de peças, estufadas ou soltas. Além disso, é necessária a utilização de argamassa específica para a sobreposição de azulejos.

É recomendado que o procedimento seja realizado por um profissional qualificado, já que a aplicação do novo azulejo elevará a espessura da parede em, pelo menos, dois centímetros. A sobreposição de azulejos é indicada para ambientes menores como lavabos ou para locais sem instalação de interruptores e detalhes que possam dificultar o acabamento.

Instalação de adesivos ou papéis de parede vinílicos

Os adesivos e papéis de parede vinílicos podem mudar o visual dos ambientes sem muito esforço e gerar um resultado colorido. Esses materiais são aptos para ambientes úmidos, mas o contato direto com água deve ser evitado, por isso, é recomendado evitar o ambiente do box no banheiro. Para a limpeza, é indicado apenas pano úmido com algumas gotas de detergente neutro, evitando escovas, álcool e outros produtos abrasivos.

Cobertura com tecidos adesivos 

Tecidos também são boas opções para realizar a cobertura de azulejos antigos. Existem tecidos adesivos de diferentes estampas e tamanhos. Na hora da compra é recomendado a certificação de que o material seja impermeável para as áreas úmidas, como banheiro e cozinha. Assim como os adesivos, a aplicação dos tecidos deve ser restrita a locais que não tenham contato direto com água. O tecido adesivo é aplicado com uma cola, já presente na composição do produto, e sua impermeabilidade protege o material contra o acúmulo de sujeira, tornando a utilização apta para a cozinha. É indicado que a limpeza seja feita apenas com pano úmido e detergente neutro.

Tintas epóxi ou específicas para azulejos

A aplicação de tintas sobre azulejos irá apenas colorir a superfície eliminando possíveis imagens, porém rejuntes e possíveis texturas continuarão sendo transparecidos. O uso de tinta é um recurso barato e rápido, porém necessita de alguns cuidados para que a pintura seja bonita e duradoura.

Azulejos exigem que a tinta seja epóxi ou específica para a pintura deste material. Estes tipos de tintas permitem que o procedimento seja realizado até em áreas molhadas, como o interior do box. Para a realização da pintura é recomendado que os rejuntes estejam limpos, sem vestígios de sujeira, gordura ou mofo, e que falhas como perfurações ou trincas estejam niveladas com massa acrílica. A pintura feita com os produtos certos e de qualidade pode durar até 5 anos.

Aplicação de texturas

Outra forma de cobrir azulejos antigos é com a aplicação de texturas, que consegue criar diferentes efeitos que vão desde o tradicional grafiato rústico até efeitos específicos que simulam madeira, linho, camurça, mármore, entre outros.

Para que o procedimento tenha um excelente acabamento é necessário que seja realizado por um profissional experiente. Para a aplicação é recomendado a limpeza da superfície dos azulejos e nivelamento dos rejuntes com massa acrílica. Antes de espalhar a massa própria para textura é indicado a aplicação de fundo fosco com tinta acrílica para uma melhor aderência do produto. Com a criação da textura, a parede está pronta para receber a pintura com cores para decorar e criar o efeito desejado no ambiente.

Cobertura com massa acrílica

A massa acrílica é capaz de nivelar a parede de azulejos eliminando rejuntes e qualquer sinal de relevo, conseguindo, assim, um aspecto liso de parede em alvenaria comum. O processo de cobertura deve seguir um processo específico de limpeza dos azulejos, correção das imperfeições e a aplicação de três camadas de massa acrílica, intercaladas com o lixamento e, por isso, é recomendado que seja feito por um profissional. Com a cobertura dos azulejos, já é possível realizar a pintura e, para um resultado mais duradouro, é indicada a utilização de tintas acrílicas que são mais resistentes e de fácil limpeza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar