Fique em forma bailando
No dia do Tango, a Smart Fit prepara um treino para quem quer melhorar o condicionamento físico e a performance na hora de dançar
Originado no final do século XIX nos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, o tango é um gênero de dança e música que se popularizou no início dos anos 20, e desde 2009, a manifestação artística foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O tango possui coreografias complexas, e para realizar seus movimentos é necessário um bom preparo físico. Por exigir uma postura alinhada constante, dançar tango fortalece a musculatura e melhora a flexibilidade muscular. “Os movimentos ajudam a fortalecer as pernas e principalmente os músculos do centro do corpo”, afirma Vivi Ferreira, coordenadora de Modalidades Coletivas da Smart Fit.
Por exigir atributos de força, equilíbrio e resistência, a união da prática do tango com outros exercícios de mais intensidade é uma receita eficiente para melhorar a performance na hora dos movimentos e prevenir as lesões. A dança é considerada difícil de ser executada, e quem já realiza outras atividades físicas como treino de resistência, pilates e funcional, tende a ter mais facilidade para aprender e executar os movimentos do tango.
A Smart Fit preparou um treino para quem deseja praticar o tango com mais condicionamento físico e melhorar a performance nos movimentos da dança:
AQUECIMENTO
1 série de 1min sem pausa
Prancha + mobilidade de quadril
Prancha + mobilidade de quadril e tronco
Mobilidade de tronco
PARTE PRINCIPAL
Circuito | 2 séries de 45seg com 15seg de pausa
Afundo insistido alternado
Perdigueiro alternado
Elevação pélvica com insistência
Abdominal infra
Prancha minhoca
Hiperextensão de lombar
VOLTA A CALMA
1 série de 1min sem pausa
Pode da criança
Alongamento de pescoço
O download do vídeo com a execução completa do treino pode ser feito neste link.