Com produtos veganos, sustentáveis e tecnologia 100% brasileira, exportações do setor pet brasileiro cresceram 32%
Segundo os dados divulgados pelo Projeto Setorial Pet Brasil, o setor pet arrecadou R$ 412,5 milhões com exportações no ano passado
De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. São 149,6 milhões de pets, ou seja, 70% da população tem um cachorro ou gato em casa. Hoje, os tutores estão cada vez mais cuidadosos, seja na parte estética ou da saúde de seus pets. Tanto que, no ano passado, o faturamento do mercado de animais de estimação do país cresceu 27% no comparativo com 2020. No total, o setor faturou R$ 51,7 bilhões, e a expectativa é encerrar o ano com crescimento de 14,7% e faturamento de R$59, 2 bilhões.
A paixão dos brasileiros pelos pets fez com que as marcas nacionais passassem a investir massivamente em produtos de qualidade que acabaram se tornando referência também fora do país. Segundo os dados divulgados pelo Projeto Setorial Pet Brasil, o setor pet brasileiro arrecadou R$ 412,5 milhões com exportações no ano passado. Em 2020, o total foi de R$310,5 milhões, ou seja, crescimento de 32,8% no comparativo entre os dois anos. Dez anos atrás, o faturamento com exportações era de R$ 267,7 milhões.
“O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, o que possibilita a utilização de matérias-primas exclusivas na produção de cosméticos e similares. Um diferencial que, certamente, nos dá uma vantagem competitiva no mercado internacional”, explica Carol Vaz, criadora da Dog´s Care. A marca, fundada em 2006, foi pioneira no setor de fraldas descartáveis exclusivas para cães.
A ideia de criar esse produto surgiu quando Jully, a Lhasa apso da Carol, estava com um problema de saúde e enfrentava um cio prolongado. Sendo assim, a empreendedora saiu em busca de uma fralda para cães, mas acabou se frustrando. “Não achei em lugar algum, então acabei comprando uma fralda para humanos e fiz várias adaptações até chegar ao tamanho ideal. Depois disso, fiquei pensando na possibilidade de investir essa ideia, já que era algo inexistente no mercado. Para isso, decidi abrir mão da minha carreira no Direito e me dedicar integralmente ao universo dos pets”, pontua Carol.
Após o sucesso da concretização de sua ideia, ela decidiu ampliar o portfólio da empresa e apostar em produtos que fossem novidades no setor. Um deles é o ecotapete higiênico e lavável, que foi pensando para evitar doenças decorrentes do uso contínuo do jornal, que pode ser tóxico. O produto, que imita fielmente um jornal, pode ser reutilizado mais de 240 vezes. Outro destaque da marca é um tapete higiênico feito com carvão ativado: tecnologia 100% brasileira e 100% vegana. Ele é feito à base de matéria prima vegetal (fruto do descarte da agricultura).
“Hoje o consumidor está mais consciente quanto à composição dos produtos, dando preferência àqueles com menor impacto na natureza, tanto no modo como são fabricados como nos resultados ecológicos do seu descarte. Esse tipo de comportamento do novo consumidor tem sido um direcional para focarmos em produtos não apenas sustentáveis, mas que atendam às necessidades de ambos pets e tutores”, diz Carol. Os cosméticos para pets como o limpa lágrimas e o limpa patas são feitos com aveia, óleo de abacate e nano camomila.
Atualmente, as exportações da Dog´s Care representam 5% do faturamento total da marca. Os produtos são exportados para a Bolívia, Uruguai, Panamá, Paraguai e Chile. “Estamos quase finalizando uma parceria para exportamos para o Equador também. Nossa expectativa é aumentar o nosso percentual de exportação para 10% até o final deste ano”, finaliza Carol. A empresa faturou, no ano passado, R$20 milhões e a expectativa é fechar este ano com faturamento de R$30 milhões.