Dia Nacional do Livro: cinco livros para crianças e adultos

A literatura pode ser uma grande aliada para estimular a criatividade e aprendizagem

Um livro é capaz de criar memórias, auxiliar no repertório e no estímulo à criatividade e aprendizagem. Muito além do entretenimento, a literatura tem grande importância na criação da imaginação e na identidade das crianças, adolescentes e até adultos. Neste dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro, a data é uma referência à inauguração da Biblioteca Nacional, em 1808 no Rio de Janeiro.

Para a bibliotecária Camila Araújo Sá, do Marista Escola Social Ir Lourenço, os livros proporcionam um momento de conexão entre as pessoas. “Ao contrário do que muitos pensam, ler não é uma atividade solitária. Por meio da leitura é possível estabelecer encontros com você mesmo, por meio dos personagens, das histórias, dos acontecimentos, isso faz com o que possamos criar uma identidade, e ao terminar o livro, estamos prontos para compartilhar novas descobertas com o mundo”, relata ela, que atende crianças e adolescentes na Biblioteca Interativa e aberta para toda comunidade na Zona Leste de São Paulo.

Leitura para todos

Para incentivar que a leitura faça parte da vida do seu filho, nada melhor que o exemplo: estar junto com as crianças para um momento de leitura e até mesmo estimulá-los a criar histórias com base nos livros são caminhos para a construção de um hábito. “Quando veem que os pais e responsáveis também cultivam esse hábito, os pequenos se sentem mais motivados. Momentos com contação de histórias, ou a leitura compartilhada de algum livro, podem contribuir para que esse laço seja criado, e se torne um hábito dentro de casa”, reforça Camila

Para encantar crianças e adultos, a especialista dá dicas de livros que podem ser lidos e compartilhados em família.

 Pra Brincar (Manuel Bandeira) 

Lançado em 2016, o livro apresenta doze poemas do pernambucano Manuel Bandeira, todos inspirados no Recife e no modo como o autor vivia a sua infância. Entre os poemas, os temas podem atrair crianças e adultos e falam sobre brincadeiras, solidão e sonhos.

Doze Reis e a moça no labirinto de vento (Marina Colasanti)

O livro apresenta treze histórias inéditas, com foco em sentimentos positivos como o amor, a liberdade e a solidariedade. Os temas podem servir para abrir conversas e reflexões no debate em família.

Este não é um livro de princesas (Blandina Franco e José Carlos Lollo)

Falando sobre os estereótipos ensinados às meninas na infância a partir de uma protagonista descabelada, a autora busca mostrar às crianças que é possível ser feliz desviando do que é esperado de nós.

A invenção de Hugo Cabret (Brian Selznick)

A história criada por Selznick, mostra uma Paris dos anos 1930. O personagem principal é um órfão que vive escondido nos relógios de uma estação de trem da cidade. O livro acaba nos levando à história dos primórdios do cinema mundial e de um de seus maiores criadores, o cineasta e inventor Georges Méliès, autor de Viagem à Lua.

 Mundo é Mágico ( Bill Watterson)

Criada para as sessões de quadrinhos dos jornais americanos, a dupla Calvin & Haroldo é garantia de boa leitura. O garoto irrequieto e seu tigre de pelúcia, que ganha vida quando estão sozinhos, discutem a vida em o mundo com uma pegada filosófica que ao mesmo tempo mantém a ingenuidade dos personagens.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar