Espetáculo ‘A Terceira Margem’ tem única apresentação em Curitiba
Grupo de artistas reúne música, teatro e literatura para criar uma experiência inédita destacando a riqueza e a importância da arte brasileira
Artistas paranaenses, de diferentes áreas de atuação, juntaram-se na direção de um espetáculo de música, teatro e literatura, com estreia no dia 1º de dezembro, às 20h, no Teatro Zé Maria, em Curitiba. Inspirado na Semana de Arte de 22, que neste ano completa 100 anos, e em obras de autores e compositores brasileiros, ‘A Terceira Margem’ tem direção geral da atriz e coreografa, Cleide Piasecki e direção musical do tenor, maestro e professor, Ivan Moraes.
No elenco além de Cleide e Ivan estão também: Leonardo Goulart, Ben Hur Cionek e João Albuquerque. Figurinos, Maquiagem e Caracterização são de Marcelino de Miranda e a Produção e Programação Visual de Celso Arimateia.
O primeiro dos textos selecionados para o espetáculo, dentre os mais de 50 estudados, foi o conto de João Guimarães Rosa ‘A Terceira Margem do Rio’, publicado no livro ‘Primeiras Estórias’, uma obra-prima da literatura brasileira.
“Todo o projeto foi pensado desde a sua concepção para oferecer ao público uma experiência artística que mostrasse que a arte é parte integrante de nossa vida e de nossa cultura em sociedade. Entendê-la e experimentá-la não é um privilégio apenas de artistas, mas um direito de todo ser humano”, diz a diretora geral do espetáculo, Cleide Piasecki.
A ideia nasceu durante os meses de isolamento na pandemia, um período de estudo, pesquisa e reflexão sobre a arte e suas origens. “A arte é muito antiga e não nasceu dentro dos livros, dos museus ou dos teatros, surgiu de uma necessidade dos nossos ancestrais de expressar a sua subjetividade e sua espiritualidade”, comenta a diretora completando ainda que: “a arte surgiu na mente e tomou forma através do corpo e das mãos de seres humanos que viveram há muito tempo, numa sociedade pequena em relação ao que é hoje, uma sociedade que enfrentava condições severas de sobrevivência. A arte é inerente ao ser humano, assim como a cultura, a ciência e a educação. Todas fazem parte do processo civilizatório, nasceram quase que ao mesmo tempo e nos ajudaram a sobreviver, evoluíram conosco e nos trouxeram até o momento presente”.
100 Anos da Semana de Arte Moderna
Os profissionais paranaenses também aproveitaram o centenário da marcante realização da ‘Semana de Arte Moderna de 1922’ para homenagear os artistas daquele período que se juntaram para propor este movimento e finalmente se apropriar da cultura brasileira que, naquela época, ainda estava muito atrelada aos moldes europeus.
Em ‘A Terceira Margem’ a intenção é ressaltar a importância da arte e da nossa cultura como elementos formadores do ser humano e afirmar através da música e dos textos de grandes autores e compositores, populares e eruditos, que a cultura não é apenas um aspecto da vida, mas o universo no qual estamos inseridos. “A cultura é a mãe da arte, é nossa ancestralidade, nossa identidade nacional, é o que nos faz sonhar e nos aponta para futuros possíveis”, ressalta Cleide.
Serviço:
“A Terceira Margem”
Única apresentação em 1º de dezembro, às 20h, no Teatro Zé Maria, em Curitiba
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e meia entrada para classe artística e estudantes
Exclusivo pelo endereço: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-terceira-margem-direcao-de-cleide-piasecki.aspx
Classificação – 16 anos.
‘A Terceira Margem’ tem o patrocínio e incentivo da iniciativa privada. Gráfica Rádial, Graf Digital e Galeria Simões de Assis (Patrocinadores). No apoio TMK Eventos Sustentáveis e ZIGG Comunicação Corporativa.
Legenda Fotos 1 e 2: Leonardo Goulart – Cleide Piasecki – Ivan Moraes
Crédito fotos: Celso Arimateia